BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Com demanda mundial por produtos do RS, Brasil tem amplo espaço para aumentar exportações, destaca presidente do BRDE

Data29/07/21
|CategoriaNotícias
Com demanda mundial por produtos do RS, Brasil tem amplo espaço para aumentar exportações, destaca presidente do BRDE

Respondendo por apenas 1,2% das exportações globais, o Brasil tem amplas condições de aumentar sua participação no comércio internacional desde que consiga superar gargalos de logística e buscar maiores investimentos com foco em ganhos de produtividade. A avaliação é da diretora-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leany Lemos, durante evento, nesta quinta-feira (29/07), que marcou o lançamento da 49ª Edição do Prêmio Exportação RS. “O país ainda exporta pouco e há uma grande demanda por produtos aqui do Rio Grande do Sul, como soja, celulose e carnes, o que seria importante para seguirmos numa trajetória de crescimento”, salientou.

O volume de exportações gaúchas vêm se acentuando nos últimos anos e apenas no primeiro semestre deste ano, observou Leany Lemos, o crescimento foi de 30,5% na comparação com o mesmo período de 2020. “Isso é muito significativo para a economia do estado, algo próximo de 15% do PIB”, declarou ela durante o Almoço Exportação, evento que reuniu as principais federações empresariais, autoridades públicas e representantes das instituições que integram o Conselho que define as empresas gaúchas que destacam a cada ano nesse segmento.

Ao mencionar que a cadeia do agronegócio representa quase 70% das exportações brasileiras, a presidente destacou o quanto as operações do BRDE estão vinculadas ao setor. De uma carteira de R$ 13,5 bilhões, 65% dos financiamentos são destinados ao agro, percentual que chega a 80% se forem consideradas as operações dos últimos três anos.

Além de programas que financiam custos de bens e serviços e de capital de giro para empresas exportadoras, a presidente elencou outras frentes importantes do banco que garantem ganhos de produtividade e, desta maneira, melhores condições para competir no mercado global. “O BRDE tem uma atuação muito importante no apoio à inovação em diferentes setores e aos projetos com aderência à pauta da sustentabilidade, que são fatores cada vez mais considerados no mercado global”, enfatizou, durante o painel no painel que cenários e os principais desafios e oportunidade ao crescimento econômico do estado ao lado de outras instituições financeiras, como o Banrisul, Badesul e Banco do Brasil.

O Almoço Exportação contou com a participação do governador Eduardo Leite, assim como demais autoridades políticas e lideranças empresariais. Considerado o maior evento do seu segmento no Sul do Brasil ao distinguir as melhores e mais inovadoras empresas gaúchas voltadas ao mercado internacional, a 49ª Edição do Prêmio Exportação RS terá solenidade para conhecer as vencedoras no dia 23 de setembro, em Porto Alegre. O BRDE integra o Conselho que define as empresas contempladas a cada edição.


Logo BRDE