Com apoio do BRDE, Tecnopuc lança programa Women on the Road

Com apoio do BRDE, Tecnopuc lança programa Women on the Road

A iniciativa visa o desenvolvimento de startups fundadas ou cofundadas por mulheres

Dados do Female Founders Report, da Distrito (2021), mostram que apenas 9,8% das startups são fundadas ou cofundadas por mulheres, e muitos destes negócios não ultrapassam o estágio inicial por encontrarem dificuldades no processo de validação. Para auxiliar na transformação dessa realidade, o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), desenvolveu o programa Women on the Road.

O propósito é sensibilizar futuras empreendedoras e promover o desenvolvimento de startups em estágio inicial, fundadas ou cofundadas por mulheres, provocando conexões que gerem oportunidades de negócio entre empreendedoras do ecossistema. O programa ocorrerá no segundo semestre de 2021. Interessadas podem enviar um e-mail para tecnopuc.startups@pucrs.br para receber novidades sobre as inscrições, que também serão comunicadas no site do Tecnopuc e nas redes sociais do Parque (@tecnopuc).

Para a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, a participação no programa reafirma o quanto o banco está comprometido com a ASG (empresa comprometida com questões ambientais, sociais e de governança) e a Agenda 2030. “Fomentar o empreendedorismo das mulheres, em especial no segmento da inovação, significa trabalharmos para um futuro com maior equidade em termos de oportunidades e de geração de renda no Rio Grande do Sul. É missão do banco ter impacto social”, salientou.

Leany Lemos observa que a parceria com a Tecnopuc tem os mesmos objetivos de outros programas já liderados pelo BRDE para ampliar a oferta de crédito para empresas lideradas por mulheres e, ao mesmo tempo, apoiar projetos inovadores. É o caso do BRDE -Empreendedoras do Sul, programa lançado agora no mês de março com o objetivo de apoiar empresas que tenham mulheres no comando ou produtoras rurais a gerarem novas oportunidades e assim reduzir as desigualdades nos três estados do Sul onde o banco opera.

Flávia Fiorin, Gestora de Operações e Empreendedorismo do Tecnopuc, resgata algumas das ações recentes do Parque: o Women in Tech, em parceria com a HP, e o Conexão Rio-POA [Delas], em parceria com a UFRJ, mostram a responsabilidade e o compromisso que o Tecnopuc tem com a formação e com a conexão de mulheres empreendedoras. “Agora, estamos muito felizes em contar com o BRDE para impactar a trajetória profissional de muitas mulheres. Além de auxiliar na formação, o ecossistema cria e fortalece uma rede de apoio e de crescimento para que o impacto no mercado seja real. É um movimento que busca auxiliar na transformação do dado que revela o baixo número de startups lideradas por mulheres. Queremos mudar isso através da ação, da conexão e da formação”, sintetiza Flavia.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, destaca a visão de futuro do BRDE: “Ao apoiar e desenvolver iniciativas como esta, o BRDE está investindo no futuro da nossa região. A capacitação de profissionais nas áreas de tecnologia e de empreendedorismo para mulheres é uma ação estratégica para o desenvolvimento de nosso Estado”.


O líder do Tecnopuc Startups, Leandro Pompermaier, explica que os dados mostram que empresas que contam com mulheres fundadoras empregam mais mulheres do que organizações com apenas homens fundadores. “Nosso propósito com esse programa é explorar o potencial de liderança, trabalho em equipe, inovação e solução de problemas. O Women on the Road nasce conhecendo o potencial de executivas e empreendedoras mulheres pois acreditamos que a diversidade nos negócios traduz em negócios melhores, mais robustos e é um ativo com potencial de gerar impactos socioeconômicos positivos”, reforça.

Mais sobre o Programa
O Women on the Road será dividido em três momentos: awareness; women warm-up; e women on the road.

Awareness: ações de sensibilização para a comunidade PUCRS e para a sociedade, através de talks e workshops com executivas e empreendedoras do ecossistema, fomentando o empreendedorismo técnico protagonizado por mulheres e a aplicação do conhecimento na geração de negócios inovadores.
Women warm-up: oito semanas para imersão no ecossistema do Tecnopuc. Nesse período, serão oferecidos workshops exclusivos e mentorias de empreendedora para empreendedora para 8 startups fundadas ou cofundadas majoritariamente por mulheres de diferentes localidades e diferentes mercados.
Women on the road: As três startups que se destacarem no warm-up terão acesso direto ao programa de desenvolvimento do Tecnopuc (Road) para validação do modelo de negócio. As demais startups selecionadas para o warm-up serão beneficiadas com 75% de desconto no programa.

– Quem pode participar: as equipes devem ser formadas por, no mínimo, duas empreendedoras. 75% da equipe precisa ser composta por mulheres. A solução inovadora proposta deve ter base tecnológica.

VOLTAR