BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

Com apoio do BRDE, Fórum de Agricultura da América do Sul discute o campo do futuro

Data25/08/17
|CategoriaNotícias

O vice-presidente e diretor Administrativo Orlando Pessuti e o diretor de Operações João Regiani, gerentes e técnicos do BRDE participam nesta quinta (24) e sexta-feira (25), em Curitiba, do 5º Fórum de Agricultura da América do Sul. O fórum é uma promoção do Núcleo de Agronegócio do jornal Gazeta do Povo e tem apoio do BRDE.
A conferência de abertura do fórum teve a participação do diretor Orlando Pessuti e do gerente de Relações Institucionais e Gestão Rural do BNDES, Tiago Peroba, como mediação do coordenador do evento, Giovani Ferreira. Antes da conferência, os presentes acompanharam por vídeo a saudação do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo.
Pessuti disse ser um orgulho para o BRDE participar do fórum, principalmente pela sintonia da missão do banco com o futuro do campo, tema central do encontro, baseado no tripé sucessão, gestão e tecnologia. “Ouso colocar no tema o crédito, citando como exemplo as cooperativas do Sul, que não seriam o que são hoje sem o apoio de instituições comprometidas com o desenvolvimento, como o BRDE”, afirmou.
“Atravessamos no país uma crise econômica, ética e moral, mas mesmo assim o BRDE vem avançando”, acrescentou Pessuti, lembrando os bons resultados do Banco em 2016 e no primeiro semestre deste ano. “Estamos juntos, o BRDE é parceiro do agronegócio e demais setores produtivos, e assim vai deixando sua marca de trabalho no Paraná e toda Região Sul”.
Tiago Peroba, do BNDES, disse que o agronegócio ganhou enorme importância nas operações da instituição nos últimos anos, com destaque para as áreas de gestão e tecnologia, o que levou o banco a destinar R$ 218 bilhões ao setor agropecuário, no ano agrícola de 2017/18, para custeio, comercialização e investimentos. Peroba elogiou a atuação do BRDE, citando o banco como grande parceiro.
Peroba adiantou também os novos projetos do BNDES, entre eles o Cartão BNDES Agro, que será apresentado oficialmente na Expointer, em Esteio (RS), que começa neste sábado (26). O novo cartão é voltado à agropecuária e poderá financiar pessoas jurídicas e pessoas físicas que atuam no setor. Outros projetos são: o Canal Desenvolvedor MPME, o BNDES Online e o APP Agro.
Censo agropecuário – Durante o fórum, o diretor-executivo e vice-presidente do IBGE, Fernando José Abrantes, anunciou para 1º de outubro o início do Censo Agropecuário, que terá a duração de cinco meses, com 18 mil pesquisadores em campo, usando computadores de mão, pela primeira vez. Foi assinado um termo de compromisso e colaboração do IBGE com a Ocepar, Fetaep, Faep e governo do Paraná.
Futuro do campo – O Fórum de Agricultura da América do Sul reúne especialistas de 10 países e um público aproximado de 500 pessoas. O tema deste ano é “Sucessão, Gestão e Tecnologia – É o campo do futuro em transformação”. O fórum já está consolidado entre os principais espaços para discussão de perspectivas e desafios do setor agrícola no continente.
A proposta é discutir e debater as tendências do agronegócio mundial e globalizado a partir da realidade, potencial e liderança da América do Sul. Participam do fórum 30 palestrantes e representantes de toda cadeia do agronegócio, entre empresários, técnicos do setor, cooperativas, produtores rurais, lideranças e autoridades.
As conferências e painéis do evento abordam grandes temas como Mercados Agrícolas; Comércio Internacional; Tecnologia e Agricultura Digital; Gestão e Sucessão; Infraestrutura; Novas fronteiras; Cooperativas de Nova Geração; A Rússia das carnes e do trigo; Clima, a variável e a mitigação e América do Sul Rural.
No primeiro dia do fórum, os participantes acompanharam as apresentações do economista do IPEA José Eustáquio Vieira Filho e do diretor-técnico da Fundação Hanns Neumann, o equatoriano Max Uchoa, que falaram sobre sucessão no campo. O segundo dia começou com o painel “Cooperativas: uma plataforma para o Brasil”, seguido do fórum de presidentes de cooperativas.


Logo BRDE