Com apoio de entidades do Estado, Londrina vai receber evento nacional de crédito rural

Com apoio de entidades do Estado, Londrina vai receber evento nacional de crédito rural

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Fomento Paraná promovem nesta quinta-feira (14), na Associação Comercial de Londrina (ACIL), no Norte, o primeiro encontro do Fórum do Desenvolvimento. Ele dá largada a um ciclo de eventos regionais destinados a promover o diálogo entre setor público, privado e sociedade civil sobre o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo do Brasil. O evento é intitulado “A importância do crédito rural: sustentabilidade e tecnologia”.

O fórum conta com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF) e terá a presença do presidente da ABDE e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; e da deputada federal e presidente da FPSNF, Luisa Canziani. Representantes do governo federal e estadual e especialistas do tema também participarão das conferências.

Segundo Pansera, Londrina abrirá a Agenda 2024 de eventos regionais da instituição, ampliando o alcance dos debates sobre o desenvolvimento já realizados pela Associação nos últimos anos. “A troca de experiências entre os formuladores da política nacional e as instituições financiadoras dessas iniciativas tornará possível a identificação de possíveis caminhos para a concretização da política de inovação, aumento de produtividade e resiliência do setor agroindustrial e da agricultura familiar brasileira”, afirma.

“É muito importante para o BRDE poder participar deste evento, pois é a cara da nossa instituição como um banco de desenvolvimento e Banco Verde”, diz o diretor-financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski. “Queremos aproveitar este evento para mostrar para os produtores rurais do Estado e que o BRDE é uma instituição parceira, que vai desde o pequeno até o grande agricultor e muito forte em crédito rural”.

Para o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, participar de um debate sobre crédito rural e desenvolvimento sustentável é muito apropriado para a instituição neste momento. “A Fomento Paraná vem trabalhando estruturação de um Fiagro (plataforma exclusiva dedicada para análise dos fundos de agronegócio) para apoiar as cadeias produtivas agroindustriais e na criação de uma linha de microcrédito rural, focada na agricultura familiar e com um viés de atenção ainda maior nas mulheres agricultoras, que poderão contar com uma política de juros zero para financiar melhorias em suas propriedades”, complementa.

Com entrada gratuita, a programação incluirá a apresentação de três painéis com participação de várias autoridades, sendo o primeiro sobre “Desafios do crédito agrícola para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”. Em seguida, o tema apresentado será “Financiamento à inovação na agricultura brasileira: novas tecnologias para o desenvolvimento socialmente justo e ambientalmente sustentável”. Para finalizar haverá uma série de reuniões técnicas de atendimento, com clientes efetivos e potenciais.

 

Serviço:

Evento “A importância do crédito rural: sustentabilidade e tecnologia”

Data: 14 de março, quinta-feira, das 14h às 18h

Local: Associação Comercial e Industrial de Londrina – R. Minas Gerais, 297 – 1º Andar – Centro

Inscrições no link: https://abde.org.br/cursos-e-eventos/inscricao/?eventId=15678

VOLTAR