
Em continuidade às tratativas para implantação do projeto de Sistemas Integrados para Adaptações às Mudanças Climáticas nos quatro estados do Codesul, foi realizada reunião no fim da tarde de terça-feira (11) reunindo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo do Sul) e Banco Mundial. O encontro ocorreu na sede do BRDE, em Porto Alegre, e é um desdobramento do primeiro encontro realizado em Brasília, no último dia 26 de fevereiro.
Na reunião de ontem as lideranças debateram os detalhes do escopo do termo de referência, bem como os detalhes do memorando de entendimento que será assinado em Brasília, no dia 23 de abril, pelos quatro governadores do Codesul e Banco Mundial.
O Codesul esteve representado pela secretária Micheli Petry (Rio Grande do Sul) e Vânia Oliveira (Santa Catarina), que participou de modo remoto. Para Micheli Petry, a ideia é compartilhar competências. “É um projeto inovador, porque não existe nada assim no país. Queremos melhorar o que já temos e ter o Banco Mundial como parceiro, pela sua expertise na área”, afirmou. Já Vânia Oliveira, ressaltou a necessidade de adaptação às novas realidades climáticas: “Onde quer que a gente vá, ouvimos que é preciso aprender a conviver com esse novo normal. Agora é hora de agir e buscar soluções inovadoras.”
O chefe do Departamento de Parcerias e Inovação do BRDE, Marcelo do Canto, destacou o compromisso da instituição com a causa: “O BRDE está à disposição para apoiar essa iniciativa, que é essencial para a região. Esse é um passo importante e decisivo para fortalecer a resiliência climática nos quatro estados”, afirmou.
O Banco Mundial participa ativamente do projeto, compartilhando conhecimento técnico e recursos para viabilizar a iniciativa. “A troca de competências é essencial para o sucesso dessa proposta. Estamos entusiasmados com essa parceria e confiantes de que podemos desenvolver uma solução eficaz para a região”, afirmou Jack Campbell, representante do Banco Mundial.
Participaram do encontro também Fernando Laurent (Coordenador de Responsabilidade Sociambiental do BRDE), Juliana Castro (Assessora Técnica da Diretoria de Planejamento do BRDE), Vinicius Viacava (Assessoria do Codesul), Pâmela Corrêa (Assessoria do Codesul), Hannah Kim (Banco Mundial), Ana Hermes (Defesa Civil RS) e de modo remoto Alice Soares (Banco Mundial).
Sobre o projeto
A implantação do projeto Sistemas Integrados para Adaptações às Mudanças Climáticas foi uma das últimas iniciativas apresentadas pelo governador Eduardo Leite como presidente do Codesul e aprovada pelos governadores na plenária do dia 01 de agosto de 2024, em Campo Grande. Na ocasião, o governador enfatizou que o objetivo conjunto é fortalecer a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos por meio da integração de sistemas e coordenação das respostas entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Neste sentido, foram definidas três principais metas do projeto: integração de sistemas de meio ambiente e Defesa Civil; desenvolvimento de uma governança para o sistema; e criação de um protocolo de ação integrada entre os estados do Codesul.
Também chamado de Centro de Operações Climáticas, o órgão será pioneiro no Brasil, pois vai oferecer um modelo de gestão climática voltado para o monitoramento e mitigação dos impactos das mudanças climáticas na região. A plataforma permitirá um acompanhamento mais preciso de eventos extremos, como as queimadas no Mato Grosso do Sul e as enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por exemplo.
Texto e foto: Magali Beckmann / Codesul
VOLTAR