BRDE renova adesão ao Pacto Global da ONU, presente em 164 países

BRDE renova adesão ao Pacto Global da ONU, presente em 164 países

O BRDE renovou em outubro a adesão aos princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, através de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
A adesão ao acordo, presente em 164 países, auxilia no desenvolvimento da Responsabilidade Socioambiental do BRDE, que resulta na qualificação do banco para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Mais do que demonstrar total alinhamento e engajamento com os ODS, o BRDE hoje tem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no centro de suas operações, como parte integrante do próprio negócio”, afirma o diretor de Planejamento e Financeiro Luiz Corrêa Noronha.
Com essa premissa, o Banco disponibiliza crédito pelo programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis. O programa visa a qualidade de vida no presente e no futuro, e consolida práticas já usadas pela instituição interna e externamente.
O BRDE PCS está dividido em cinco subprogramas que oferecem apoio a energias renováveis, uso racional e eficiente da água, gestão de resíduos e reciclagem, agronegócio sustentável e projetos de cidades que tenham como objetivo a sustentabilidade.
A preocupação socioambiental do BRDE não é recente. O banco foi a primeira instituição financeira no Brasil a exigir Licença Ambiental das empresas como requisito obrigatório para financiamentos.
Recentemente, participou do “SDGs in Brazil – The role of the private sector” (ODS no Brasil – o papel do setor privado), em Nova York, onde apresentou a experiência do BRDE PCS, selecionado como caso exemplar de sustentabilidade no setor financeiro brasileiro.
PNUD – Em novembro de 2017, o BRDE assinou um memorando de entendimento com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com foco no combate às mudanças climáticas na Região Sul, dentro do alcance dos ODS.
Neste ano, BRDE, PNUD e Itaipu Binacional trabalham em um projeto de cooperação técnica para promover o desenvolvimento sustentável nos 54 municípios da região de abrangência da hidrelétrica, no Oeste paranaense, com foco na implementação da Agenda 2030.
Os objetivos do projeto são: promover o desenvolvimento institucional e das capacidades locais das municipalidades na Região de Abrangência de Itaipu (RAI), com ênfase na implementação da Agenda 2030; fomentar com subsídios investimentos de interesse social e ambiental na RAI, com ênfase na Agenda 2030, e fomentar investimentos aderentes à Agenda 2030 na RAI.

VOLTAR