BRDE reafirma seu compromisso com os ODS no Fórum Pacto Global da Rede Brasil

BRDE reafirma seu compromisso com os ODS no Fórum Pacto Global da Rede Brasil

No auditório do MASP, em São Paulo, o Fórum Pacto Global – 15 anos da Rede Brasil expôs avanços e perspectivas da sustentabilidade corporativa no Brasil, nesta quarta-feira (16). O diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, palestrou sobre Financiamento para a Agenda ODS, tendo o Banco como único representante do setor financeiro na programação.
O Fórum difundiu a convicção de que empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm mais vantagens competitivas, estão mais preparadas para atender às necessidades dos clientes e se relacionam melhor com a sociedade, governos, políticas públicas e incentivos. O diretor de Operações do BRDE, João Luiz Regiani, e o coordenador de Responsabilidade Socioambiental, Eduardo Grijó, também participaram do evento, que foi transmitido online, em tempo real, pela Rede Brasil.
O Banco dos ODS
“Existem boas condições para que o BRDE seja o Banco dos ODS”, concluiu Noronha após apresentar a trajetória percorrida pela instituição para fortalecer e conferir maior institucionalidade à área de Responsabilidade Socioambiental. “O impacto total da carteira do BRDE nos ODS chega a 114,6%, em média, considerando que há projetos financiados pelo Banco que são aderentes a mais de um ODS”, informou o diretor. Exemplos disso são os empreendimentos que contribuem para o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), entre outros.
Durante o painel “Estratégias de negócios para empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030 das Nações Unidas”, o secretário executivo do Pacto Global, Carlo Pereira, lançou a estratégia que propõe um ciclo de implementação dos ODS na atuação empresarial, baseado na metodologia criada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Em cinco etapas, o Pacto Global auxilia empresas a compreender os ODS e firmar seu compromisso com a Agenda, desenvolver capacidades internas por meio de treinamentos e aplicação de ferramentas. Além disso, engaja o nível estratégico e suas lideranças, comunica avanços de forma transparente e dissemina boas práticas na cadeia de valor e com parceiros, tais como o sistema ONU, governo e sociedade.

VOLTAR