BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

BRDE reafirma seu compromisso com os ODS no Fórum Pacto Global da Rede Brasil

Data17/05/18
|CategoriaNotícias
BRDE reafirma compromisso com os ODS

No auditório do MASP, em São Paulo, o Fórum Pacto Global – 15 anos da Rede Brasil expôs avanços e perspectivas da sustentabilidade corporativa no Brasil, nesta quarta-feira (16). O diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, palestrou sobre Financiamento para a Agenda ODS, tendo o Banco como único representante do setor financeiro na programação.
O Fórum difundiu a convicção de que empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) têm mais vantagens competitivas, estão mais preparadas para atender às necessidades dos clientes e se relacionam melhor com a sociedade, governos, políticas públicas e incentivos. O diretor de Operações do BRDE, João Luiz Regiani, e o coordenador de Responsabilidade Socioambiental, Eduardo Grijó, também participaram do evento, que foi transmitido online, em tempo real, pela Rede Brasil.
O Banco dos ODS
“Existem boas condições para que o BRDE seja o Banco dos ODS”, concluiu Noronha após apresentar a trajetória percorrida pela instituição para fortalecer e conferir maior institucionalidade à área de Responsabilidade Socioambiental. “O impacto total da carteira do BRDE nos ODS chega a 114,6%, em média, considerando que há projetos financiados pelo Banco que são aderentes a mais de um ODS”, informou o diretor. Exemplos disso são os empreendimentos que contribuem para o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), entre outros.
Durante o painel “Estratégias de negócios para empresas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030 das Nações Unidas”, o secretário executivo do Pacto Global, Carlo Pereira, lançou a estratégia que propõe um ciclo de implementação dos ODS na atuação empresarial, baseado na metodologia criada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU.
Em cinco etapas, o Pacto Global auxilia empresas a compreender os ODS e firmar seu compromisso com a Agenda, desenvolver capacidades internas por meio de treinamentos e aplicação de ferramentas. Além disso, engaja o nível estratégico e suas lideranças, comunica avanços de forma transparente e dissemina boas práticas na cadeia de valor e com parceiros, tais como o sistema ONU, governo e sociedade.


Logo BRDE