BRDE participa do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030

BRDE participa do lançamento do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030

O BRDE foi um dos convidados para o evento de lançamento do Plano de Desenvolvimento de santa Catarina 2030, apresentado pela Secretaria de Planejamento do Estado nesta quarta-feira. O objetivo do plano é definir os rumos do desenvolvimento do estado para os próximos anos e o papel do governo e suas instituições nesse cenário, com apoio da sociedade.

O secretário de Planejamento Murilo Flores destacou a importância de o Estado ter uma visão de futuro. “Percebemos ao longo do governo Colombo que em alguns setores e regiões os investimentos necessários para o desenvolvimento socioeconômico estavam muito claros e em outros nem tanto. Temos percebido o crescimento das desigualdades regionais. Hoje temos 12 regionais e 84 municípios muito defasadas em relação às demais. Hoje começamos a debater o plano, num primeiro passo para definir que futuro queremos”, explicou.
O professor Silvio Cario, da UFSC, explicou que o papel da universidade na construção do plano será reunir o conhecimento técnico e acadêmico da UFSC e do governo em prol de um desenho de futuro para SC. Ele ainda explicou a metodologia de construção do Plano, que vai acontecer ao longo de 2017, com participação ativa dos diversos órgãos de governo e da sociedade civil. Para o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE Neuto Fausto de Conto, a estratégia é acertada. “Com certeza com este debate entre academia, governo e sociedade, vamos conseguir encontrar soluções para as desigualdades regionais do Estado e contribuir para um desenvolvimento mais homogêneo de todas as regiões”, declarou.
Para o Diretor Financeiro Renato de Mello Vianna, o BRDE pode contribuir com o debate e com estratégias para colocar Santa Catarina no protagonismo nacional. “Como agente de fomento, conseguimos identificar necessidades de investimento e potenciais em todas as regiões. Com certeza temos muito a contribuir”, afirmou.
VOLTAR