BRDE participa de reunião com o ministro da Agricultura

BRDE participa de reunião com o ministro da Agricultura

O diretor administrativo Orlando Pessuti, acompanhado de técnicos da Agência Paraná do BRDE, participou na sexta-feira (8) de encontro com o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, promovido pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). O evento reuniu diversas lideranças do setor do agronegócio e também representantes do poder público, incluindo o governador do Paraná Beto Richa.
O ministro ressaltou a importância do agronegócio para a recuperação da economia nacional.  “A saída para tirar o país da crise econômica é a agricultura e a pecuária”, afirmou ele. “O setor industrial levará mais tempo para se recuperar deste cenário de recessão, por isso é nossa responsabilidade tornar o setor agrícola mais competitivo, para que o Brasil entre nos trilhos novamente”, disse Maggi.
A Ocepar entregou ao ministro um documento com as propostas do Paraná para as políticas públicas do agronegócio brasileiro. Construído pelas entidades do setor, o documento aborda dez pontos: política agrícola plurianual, planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, gestão de risco rural, infraestrutura e logística, programa nacional de conservação de solos, políticas de comércio internacional, venda de terras para estrangeiros, crédito rural, apoio à comercialização e defesa e sanidade no agronegócio.
Energia – Durante o evento, a gerente ajunta de planejamento do BRDE, Lindamir Verbiski, aproveitou para sugerir ao ministro a flexibilização da legislação atual de compra de equipamentos de geração de energia fotovoltaica através do Inovagro. Atualmente, as regras do Plano Safra permitem o financiamento de projetos desse tipo. Entretanto, como a legislação veda a compra de equipamentos importados, torna-se difícil viabilizar os projetos. Em resposta, o ministro afirmou que já estuda em conjunto com outros setores do governo federal a medida.

VOLTAR