BRDE participa de LIVE que debate as inovações e tendências no agronegócio em Santa Catarina

BRDE participa de LIVE que debate as inovações e tendências no agronegócio em Santa Catarina

Na segunda feira, 13 de dezembro, foi transmitido ao vivo o evento “AGRO 5.0 – Inovação e tendências do agronegócio catarinense”. Realizado pela NSC TV, a LIVE teve como objetivo debater o futuro do agronegócio e suas novas tecnologias em Santa Catarina e no Brasil. Para essa conversa foram convidados respectivos membros das empresas parceiras do projeto: BRDE/SC  e Sicoob SC/RS. Representando o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, estiveram presentes no encontro os líderes de setor: Olavo Gavioli, Gerente Adjunto de Operações Agroindustriais da Agência de Florianópolis e Paulo Cesar Antoniollo, Gerente Regional do Oeste Catarinense.

Um dos principais temas da transmissão foi o investimento em tecnologia no setor do agronegócio. Hoje o produtor rural que quer investir no segmento ou aquele que já está no ramo, precisa levar em consideração que esses dois aspectos andam juntos. Essas inovações estão trazendo inúmeros benefícios para o campo tanto na questão de mão de obra, como na qualidade dos produtos e principalmente na qualidade de vida do trabalhador.

Para investir em equipamentos/instrumentos que potencializem essa indústria, existe um alto custo a ser pago. Tendo em vista este aspecto e visando sobretudo apoiar, principalmente o pequeno produtor, o BRDE juntamente com o SICOOB, disponibiliza linhas de créditos para ajudar no financiamento dessas tecnologias.

Paulo Antoniollo, afirma que “as linhas de financiamento para inovação e tecnologia, têm característica de permitir ao investidor captar o recurso e ter um tempo até o início do pagamento das parcelas, para que consiga implementar a tecnologia e colocá-la no mercado. Muitas vezes o desenvolvimento de uma nova tecnologia, chega a demorar de 18 a 24 meses, entre a concepção na engenharia da empresa, até a disponibilidade no mercado ao produtor rural, ou agroindústria. Então é necessário que a carência dos financiamentos também tenha um período de pelo menos 12 a 24 meses.”

Ele ressalta ainda, que o banco não apoia somente os produtores rurais e as cooperativas, mas também indústrias que desenvolvem essas novas tecnologias para atender as demandas do agronegócio. “Não podemos esquecer uma outra ótica onde o BRDE atua muito, que é promover o desenvolvimento das soluções tecnológicas para o produtor adotar. O Banco financia muito as AgTechs, ou as indústrias que desenvolvem essas tecnologias. Podemos dizer que hoje o BRDE é o maior repassar nacional do Programa Finep Inovacred, que é o crédito decentralizado da Finep. Então quando falamos em promover o desenvolvimento no campo, através da tecnologia, o BRDE atua nesses dois enfoques: promover as soluções de crédito para o produtor rural adotar a tecnologia, mas também, apoiando o setor tecnológico das empresas que prestam o serviço, promovendo o desenvolvimento de soluções que possam embarcar no campo, permitindo que ele [o produtor], produza mais, melhor, e com menor custo.”

Para quem quer investir em propriedades rurais, de uma forma ou de outra, o investimento repercute em novas tendencias do mercado, ou seja, em projetos de inovação e tecnologia, assim como explica o Gerente Adjunto de Operações Agroindústrias, Olavo Gavioli, “qualquer atividade dentro da propriedade rural, qualquer atividade na agricultura, tem a tecnologia envolvida. Podemos citar desde a gestão da água até a semente do milho, a semente da soja que é plantada, tem uma tecnologia tremenda envolvida. Inclusive os sistemas de gestão da propriedade para o pequeno produtor também. Hoje temos médios produtores que tem um sistema de racionamento automático, com cortinas automáticas, com granjas extremamente modernas, então sem dúvida, em qualquer aspecto de investimento hoje no campo, a tecnologia está envolvida”.

Santa Catarina é protagonista na utilização de tecnologia para revolucionar o setor do agronegócio. Além do evento, a NSC TV exibiu uma série de matérias especiais no Bom Dia SC, produzidas pela jornalista Eveline Poncio. Para quem tiver interesse, é possível conferir as reportagens especiais no canal do G1 em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/campo-e-negocios/

VOLTAR