BRDE no lançamento do primeiro HUB Local 2030 do Brasil

BRDE no lançamento do primeiro HUB Local 2030 do Brasil

O BRDE participou nesta sexta-feira (21) do lançamento do Espaço HUB Local 2030, o primeiro centro local de convergência das ações da Agenda 2030 estabelecido pela ONU no Brasil, instalado no polo da Companhia Paranaense de Energia (Copel) em Curitiba, conhecido como “Chapéu Pensador”. A gerente de Planejamento da Agência Paraná, Lisiane Astarita, representou o banco no evento.
O diretor do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Michel Nolan, participou do evento. Disse que o HUB Local lançado no Paraná será replicado ao redor do mundo e destacou a importância dos atores locais, governos estaduais e municipais, na implantação das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e nos avanços da Agenda 2030.
“Como líderes, vocês devem se orgulhar desse protagonismo”, afirmou Nolan, que ao lado de representantes do Governo do Paraná, da Copel e da Prefeitura de Curitiba, plantou uma árvore no local para marcar o lançamento do HUB Local e as comemorações do 21 de Setembro, Dia da Árvore. Na quinta-feira (20), Nolan visitou a agência do BRDE em Curitiba.
“É um orgulho para o Paraná sediar o primeiro HUB Local do Brasil e da América Latina”, disse o secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Rodrigo Salvatore. “O trabalho do Estado em prol da implantação dos ODS é reconhecido e assim deve permanecer, porque a ideia é agregar resultados a quem mais precisa”, acrescentou.
HUB 2030 – A ONU decidiu implantar HUBs locais para o avanço da Agenda 2030 em âmbito global, com base na estimativa de que 65% das metas dos ODS não serão atingidas se não houver participação efetiva de governos estaduais e municipais. Em função do protagonismo do Paraná nas iniciativas em prol dos ODS, o Estado foi escolhido para sediar o primeiro HUB do Brasil.
O HUB Local é um centro para convergência de ações multissetoriais com vistas ao atingimento das metas da Agenda 2030, tendo o governo do Estado como líder, com monitoramento e criação de um banco de boas práticas para ser reportado ao país e à ONU – e, a partir daí, tendo acesso a linhas de financiamento diversas.
Sediado na Copel e coordenado pelo Governo do Paraná, o HUB Local promoverá, numa parceria entre os setores público, privado e acadêmico, a expansão do Programa Cidades no Sul do país, com a adesão de municípios e reconhecimento de projetos inovadores, tornando-se um centro dinâmico, de conexão e alinhamento entre os atores.

VOLTAR