BRDE na Conferência da ONU no Equador sobre desenvolvimento sustentável

BRDE na Conferência da ONU no Equador sobre desenvolvimento sustentável

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participa nesta semana em Quito, no Equador, da terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O evento começou na segunda-feira (17) e segue até quinta-feira (20). O diretor de Operações João Luiz Agner Regiani representa o BRDE no encontro.
A Habitat III é promovida pela Organização das Nações Unidas e Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV) e reúne 15 chefes de Estado, 150 ministros, centenas de prefeitos, assim como representantes da sociedade civil, governos nacionais e locais, instituições de fomento e bancos de desenvolvimento. No total, são 36 mil participantes de todo o mundo discutindo como adotar uma nova agenda urbana para os próximos 20 anos.
O BRDE já havia participado em março deste ano da reunião temática “Financiar o Desenvolvimento Sustentável”, na Cidade do México, evento preparatório da Habitat III. Na ocasião, o banco, juntamente com outras instituições mundiais de fomento, incluindo Banco Mundial, KfW Bankengruppe [banco alemão de fomento], Agência Francesa de Desenvolvimento e Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Capital, participou das discussões e elaboração de propostas para a construção de um sistema financeiro de fomento capaz de atender a necessidade de expansão e melhoria da infraestrutura das cidades.
“O BRDE tem ampla expertise na área de financiamento a projetos sustentáveis, sendo um dos pioneiros a exigir adequação dos projetos à legislação ambiental para a concessão de crédito”, explica o diretor Regiani. Ele lembra ainda que o BRDE instituiu o Programa BRDE PCS – Produção e Consumo Sustentáveis justamente para disponibilizar crédito com condições especiais para empreendimentos que minimizem impactos ambientais, como os de geração de energia limpa, eficiência energética, racionalização do uso da água e destinação adequada de resíduos. “Poucas instituições financeiras no mundo podem se orgulhar de atuar tanto junto aos empreendedores privados quanto dos governos municipais para promover o desenvolvimento urbano sustentável e o BRDE é uma delas”, disse Regiani.
PREFEITOS – Pouco antes da abertura oficial da Habitat III, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos prefeitos do mundo que adotem a nova agenda global para o desenvolvimento sustentável. “O papel de vocês está crescendo a cada ano (…). Vocês enfrentam demandas imediatas diárias de suas populações: por habitação, transporte, infraestrutura e serviços básicos”, lembrou o secretário-geral.
O desenvolvimento urbano é visto como cada vez mais importante para as Nações Unidas, uma vez que a população urbana mundial deve praticamente dobrar até 2050, exigindo atenção e planejamento dos gestores públicos para atender a necessidade de serviços e infraestrutura para o bem-estar das comunidades.
“Não podemos esquecer de que para garantir a qualidade de vida das populações urbanas é necessário haver infraestrutura, assim como incentivo ao crescimento das economias locais. As instituições financeiras de fomento de todo o mundo têm um importante papel nesse processo e precisam participar de discussões como a Habitat III”, finaliza Regiani.

VOLTAR