BRDE marca presença no evento de abertura da colheita da oliva no RS

BRDE marca presença no evento de abertura da colheita da oliva no RS

A 12ª edição da Abertura Oficial da Colheita da Oliva, realizada nesta sexta-feira (16/2), em Gramado, na Serra gaúcha, contou com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Com a presença do governador Eduardo Leite, o evento deste ano priorizou os debates em torno da sustentabilidade e compartilhamento da olivicultura com outras atividades, além dos desafios do setor diante das mudanças climáticas.

O Rio Grande do Sul lidera a produção nacional de azeite de oliva extravirgem e concentra cerca de 70% das terras plantadas em solo brasileiro com as oliveiras. O vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhou o evento na sede do Parque de Olivas Gramado, e destacou o quanto a olivicultura vem se consolidando no estado. “Sem dúvida, é um segmento que assumiu um protagonismo não apenas na produção do azeite de oliva, mas agregando novas oportunidades de desenvolvimento do turismo e projetos de inovação, o que aproxima ainda mais a atuação do banco com os produtores gaúchos”, frisou Ranolfo.

Nesta edição, a Abertura da Colheita de Oliva incluiu na programação a participação dos segmentos de máquinas e equipamentos e uma série de palestras com especialistas em azeite, empresas do setor de tecnologia e universidades. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Prefeitura de Gramado.

A produção de azeitonas no Brasil fechou 2023 superando a marca de 2,5 milhões de quilos, o que possibilitou a extração de 500 mil litros de azeite. O país conta com cerca de 500 produtores e cerca de 200 marcas devidamente registradas. Deste universo, 55% das marcas estão situadas no RS.

VOLTAR