BRDE Labs ajuda a consolidar ecossistema de inovação no Paraná

BRDE Labs ajuda a consolidar ecossistema de inovação no Paraná

Programa teve 179 inscritos e inicia fase de seleção de startups que apresentaram soluções com foco no agronegócio e na indústria 4.0

O BRDE – Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul tem como um de seus objetivos estratégicos a promoção do ecossistema de inovação, alinhando-se à diretriz do governador Ratinho Junior de ajudar a transformar o nosso Estado em um hub tecnológico. Assim nasceu o BRDE Labs, programa com objetivo de apoiar, capacitar e aportar recursos a startups que desenvolverão soluções para diversas áreas, mas com foco principal no agronegócio.

O programa teve seu edital lançado em fevereiro deste ano e o resultado da primeira categoria foi apresentado pela Hotmilk, aceleradora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e curadora do Programa BRDE Labs, em workshop virtual com participação das cooperativas agroindustriais paranaenses e empresas parceiras como Castrolanda, Cocamar, Cocari, Coopacol, Coopavel, CVale, Frimesa, Integrada, Lar, Primata e a Angelus,  além de representantes do BRDE e da OCEPAR.

No total, são 179 startups de todo o Brasil que estão participando da categoria denominada Product Lab – laboratório de produto –, onde são apresentados os produtos e seus respectivos mercados.  Mais de 15 estados, além do Distrito Federal, estão representados. O maior número de empresas inscritas veio de Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais.

Segundo o diretor de operações do BRDE, Wilson Bley Lipski “o evento foi importante para engajar os parceiros para a nova fase que é a de avaliação e seleção das empresas. Nosso objetivo é aproximar as startups de potenciais clientes, além de fomentar a inovação no Paraná, atendendo ao pedido do governador Ratinho Junior”.

Na primeira seletiva, as startups são avaliadas por um comitê formado por representantes das cooperativas, do BRDE e da Hotmilk, a partir dos critérios estabelecidos no edital, e desse processo saem 50 startups para a fase seguinte. Na segunda seletiva, é analisada a adequação das soluções propostas às demandas identificadas pelos parceiros, e são selecionadas 30 startups, que irão para a fase de apresentação pessoal para uma banca avaliadora. Na sequência, 20 startups entram na fase de pré-aceleração, com as 10 melhores sendo habilitadas para o programa de aceleração. As startups selecionadas poderão ser direcionadas para um dos dois Hubs do Programa – Toledo ou Londrina e receberão capacitação em áreas como estratégia de vendas, relações públicas e financeira, desenvolvimento de produtos, entre outras.

Ao final do programa, o BRDE, em conjunto com a Hotmilk e as Cooperativas, avaliará o desempenho de cada startup. As melhores soluções poderão fazer parceria com as Cooperativas ou receber investimento dos Fundos em que o BRDE é cotista.

Bley ressalta que “o BRDE está em novo momento e, como banco de desenvolvimento econômico, assume uma postura mais ativa de apoio à inovação nos estados do Sul, já que empresas de tecnologia geram muitos empregos com bons salários.”

A outra categoria do programa denominada Business Lab – desenvolvimento de negócio, onde a startup inscrita já está em fase de operação/tração, está com as inscrições abertas até 20 de julho. As inscrições podem ser efetuadas por meio do site www.brdelabs.com.br

 

VOLTAR