BRDE Labs 2022 é lançado durante o South Summit

BRDE Labs 2022 é lançado durante o South Summit

Programa de aceleração de startups entra no seu terceiro ano

O programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está entrando na sua terceira edição. O BRDE Labs 2022 teve seu lançamento na tarde desta quarta-feira (4/05), dentro da programação do Souht Summit Brasil, com a celebração das parcerias do banco com as instituições que serão responsáveis pela aceleração das empresas nos estados do Rio Grande do Sul e no Paraná. Santa Catarina ainda está em processo de estruturação do programa para a segunda metade do ano

O lançamento ocorreu no espaço no RS Innovation Stage e contou com as participações do secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Alsones Balestrin, que destacou a iniciativa do BRDE em apoiar empresas de inovação ainda na fase inicial. “O país ainda tem muitas carências em termos de fundos para incentivar startups. Mas são iniciativas como essa do BRDE que irão nos ajudar não somente reter os nossos jovens que atuam na área de tecnologia, mas sim atrair talentos”, pontuou o secretário.

Secretário de Inovação: programa ajuda a reter talentos

A diretora de Operações do BRDE, Leany Lemos, salientou que o o programa, mesmo com apenas dois anos de execução, já é responsável por incentivar 73 startups. “O BRDE Labs vem ajudando a transformar nossas startups em empresas com impacto, o que mostra alinhamento com a missão do banco de estimular o desenvolvimento econômico e social da região Sul”, acrescentou ela.

O diretor Administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira, e o diretor de Planejamento, Otomar Vivian, igualmente estiverem presentes ao lançamento do programa, assim como o diretor-geral Hotmilk (PUC Paraná), Fernando Bittencourt Luciano, e a diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon.

Diretor Administrativo celebrou parceria com PUC-Hotmilk

A partir do lançamento do BRDE Labs, o programa já passa a receber a inscrição de projetos interessados em integrar a trilha que começa pela seleção, fase de imersão e o último estágio que é aceleração. As inscrições obedecerão calendário próprio de cada Agência do banco. A iniciativa do BRDE tem como foco a gestão e a estruturação das empresas, de forma a alavancar recursos futuros ou parcerias que contribuam para o seu êxito operacional, oferecendo de forma gratuita capacitação e oportunidades para geração de negócios às startups. Informações estão disponíveis no site do banco (https://www.brdelabs.com.br/).

BRDE Labs no RS

As startups do RS  interessadas em integrar a trilha que começa pela seleção inscritas, fase de imersão e o último estágio que é aceleração, já podem realizar suas inscrições. Para tanto, basta acessar o seguinte endereço eletrônico do Feevale Techpark.

A edição do programa em 2021 contou com 66 empresas inscritas no estado, processo que também  pelo Feevale Techpark.  Deste total 14 foram selecionadas nas áreas de saúde, tecnologia da informação, agronegócio, IoT e Indústria 4.0 para participar do processo de aceleração no Feevale Techpark. No final do ano, em um evento no Instituto Caldeira, foram conhecidas as cinco startups vencedoras: AlterVision, Latos, Ziel Biosciences, Agidesk e StarLearning, O Banco distribui R$ 100 mil em premiação às vencedoras.

 

Fotos: Carolina Greiwe

VOLTAR