BRDE fortalece setor pecuário no Paraná

BRDE fortalece setor pecuário no Paraná

Segundo dados consolidados do IBGE que foram divulgados na última semana, o Paraná teve participação fundamental para o bom desempenho da pecuária nacional no segundo trimestre de 2019. O estado liderou o ranking nacional em dois segmentos, houve a alta na produção de abates de frango e na produção de leite.
Uma parte deste crescimento é resultado do apoio das instituições financeiras ao setor. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) tem 60% de sua carteira vocacionada para agricultores e pecuaristas no estado.
Nos últimos 5 anos foram assinados mais de 850 contratos com pequenos produtores de aves. Somando a liberação de crédito destes contratos com o valor destinado às cooperativas que atendem as indústrias do segmento, o investimento do BRDE no Paraná foi de R$ 765 milhões apenas para este setor. O otimismo das indústrias avícolas em ter confiança no aumento da exportação ajuda o cenário. Segundo o SINDIAVIPAR, aproximadamente 34% do total produzido no primeiro semestre de 2019 foi destinado ao mercado externo.
Na criação de bovinos para leite, o setor tem como desafio principal aumentar a produtividade e a renda dos produtores. Neste sentido, o BRDE facilita o acesso às políticas de crédito, como forma de estimular os investimentos e qualificar os processos de produção, de gestão e sucessão das unidades produtivas.
O BRDE autorizou crédito no montante de R$ 180 milhões para o setor lácteo paranaense. Desde 2015 o banco assinou mais de 650 contratos com pequenos produtores de leite do estado, além dos projetos aprovados para a indústria do setor através de parcerias com as cooperativas.
“O agronegócio no Paraná vem melhorando a cada dia e é importante fomentar o setor que é um dos mais importantes para a economia do estado. O BRDE tem parcerias com cooperativas de crédito e de produção, que podem apoiar os produtores com recursos de longo prazo e com a agilidade que a dinâmica do segmento exige”, disse o diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski.

VOLTAR