BRDE firma convênio para apoiar empresas de energia

BRDE firma convênio para apoiar empresas de energia

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) firmaram nesta quarta-feira (6) um convênio de cooperação técnica. A assinatura foi feita pelo diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti, durante palestra com o Edvaldo Santana, ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O acordo tem duração de dois anos e prevê o desenvolvimento de ações conjuntas para difusão e informação sobre procedimentos e condições para o apoio financeiro das empresas de geração de energia elétrica. Atualmente, o banco possui o programa BRDE Energia, destinado a fortalecer a atuação no segmento de energia renovável, principalmente através do apoio e financiamentos a projetos que promovam a diversificação da matriz energética renovável da Região Sul. Várias PCHs já foram financiadas por meio do programa.
Para Orlando Pessuti, parcerias como a firmada com a ABRAPCH ajudam o banco a ampliar sua atuação como instituição de fomento ao desenvolvimento em todas as suas esferas. Pessuti lembrou que a oferta de energia é fundamental para o setor produtivo, daí a importância de apoiar as iniciativas que busquem ampliar a oferta de energia das mais variadas fontes.
“A ABRAPCH desenvolve um trabalho fantástico de motivação e apoio a projetos de pequenas centrais hidrelétricas. Com este termo de cooperação, o BRDE poderá ter uma ação ainda mais efetiva e qualificada junto de quem quer investir em energia elétrica renovável em toda a área de abrangência do banco”, explicou Pessuti.
Entidade sem fins lucrativos, a ABRAPCH é constituída por cooperativas, empresas públicas e privadas, desenvolvedoras de projetos, fornecedores de serviços e equipamentos, profissionais, estudantes e entidades que apoiam o aumento sustentável da utilização de geração de energia elétrica por meio das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).
Segundo levantamento da Aneel, em todo país há atualmente 142 projetos de PCHs aptos a obterem licença do poder público. Entre os estados com maior número de propostas está o Paraná, que só no ano passado teve 24 PCHs outorgadas.
Muitos desses projetos foram viabilizados por meio de financiamentos do BRDE, como as PCHs Tigre, com potência de 9 megawatts (MW), no Rio Marrecas, no Centro-Sul do Paraná; e Salto Bandeirantes (4 MW), no Rio Bandeirantes, no Norte Pioneiro.
 

VOLTAR