BRDE expõe soluções de crédito aos gestores municipais no seminário da Famurs

BRDE expõe soluções de crédito aos gestores municipais no seminário da Famurs

Alternativas de crédito e estratégias para o desenvolvimento municipal foram apresentadas aos dirigentes e técnicos municipais gaúchos no Seminário Novos Gestores, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), nos dias 28 e 29 de abril. Na tarde da quarta-feira (28), a diretora-presidente do BRDE, Leany Lemos, e o gerente do Programa BRDE Municípios no Estado, André Gotler, participaram do painel “Gestão de recursos, desenvolvimento econômico e microcrédito”.

Diante da dificuldade dos municípios em obter recursos, agravada durante o período da pandemia, a Famurs buscou aproximar os gestores municipais das instituições que disponibilizam programas de crédito e alternativas de financiamento voltadas ao desenvolvimento local, além de apresentar o Programa RS Trabalho, Emprego e Renda, implementado pela Secretaria Estadual do Trabalho e Assistência Social.

BRDE MUNICÍPIOS

A presidente do BRDE, Leany Lemos, reafirmou o papel do BRDE como um parceiro dos municípios da região Sul, expondo aos gestores a linha de ação e as recentes realizações do banco na promoção do desenvolvimento sustentável. “Apesar de apenas 5% da carteira do BRDE ser voltada para o setor público, temos muito orgulho do programa BRDE Municípios e queremos ampliar o atendimento aos prefeitos”, disse, informando que nos últimos dois anos foram contratados R$ 284 milhões por municípios junto ao banco por meio desse programa.

Leany Lemos destacou que o grande diferencial do BRDE é sua expertise na assistência técnica e que a agenda voltada para a sustentabilidade – ambiental, econômica e social – está no centro das atenções do banco e de seus parceiros nacionais e internacionais do sistema de fomento. “As agendas e planos municipais também estão incorporando a sustentabilidade. Isso transforma uma região. Isso transforma um país”, sublinhou.

Na sequência, o gerente do Programa BRDE Municípios no Rio Grande do Sul, André Gotler, fez o detalhamento técnico de como os municípios podem buscar as operações e concretizar os recursos para a realização de projetos de desenvolvimento municipal. Entre os exemplos de investimentos financiáveis estão: pavimentação urbana, saneamento básico, aquisição de máquinas, modernização da administração pública, iluminação pública e geração de energia renovável, entre outras.

Participaram do painel a presidente do Badesul, Jeanette Lontra, e a secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, que frisou a importância de promover a integração de ações do Estado e dos entes municipais.

VOLTAR