BRDE entrega troféu em homenagem aos conselheiros do banco no Paraná

BRDE entrega troféu em homenagem aos conselheiros do banco no Paraná

A homenagem foi a entrega de um troféu simbólico que engloba a comemoração dos 60 anos do BRDE

 No fim da tarde desta quarta-feira (15), diretores do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) se reuniram em um evento para poucas pessoas no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões para realizar a entrega de troféus em homenagem a ex e atuais conselheiros do banco. O evento fez parte de uma série de ações que o BRDE está realizando para comemorar seus 60 anos de história.

Os homenageados da noite foram os conselheiros In memorian Valmor Weiss, que recebeu o troféu por meio de sua esposa, Marlene Weiss; In memoriam Allan Jones dos Santos, que também recebeu o troféu por meio de sua esposa, Margarida Maria Castanheira Santos; Dr. João Biral Junior; e  Wagner Aichner. Veja a trajetória dos homenageados no final do texto.

Durante o evento, a gerente de planejamento do banco, Lisiane Astarita, falou sobre a importância dos conselheiros e diretores para o funcionamento do BRDE. “Em nome de todos os funcionários do banco, eu gostaria de agradecer aos diretores e conselheiros todo o carinho e zelo que vocês têm conosco”, afirmou.

O diretor administrativo Dr. Luiz Carlos Borges da Silveira, também destacou a importância desses conselheiros para a história e trajetória dos 60 anos do banco. “O BRDE, nos últimos 60 anos, tem contribuído muito para o desenvolvimento da região Sul. E isso também é resultado do trabalho dos nossos conselheiros. O banco é uma família e os conselheiros fazem parte dela”, finaliza Dr. Borges.

Também com o papel de entregar o troféu simbólico para dois dos quatro homenageados e suas famílias, o vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, contou suas experiências pessoas com dois dos homenageados da noite e falou sobre o crescimento do banco. “O BRDE tem um papel social muito grande, talvez até maior que econômico. O que nós queremos agora é renovar o que foi feito nos últimos 60 anos por mais 60 anos. Por isso, faremos do BRDE o maior banco de desenvolvimento do Brasil”, disse Bley.

Confira a trajetória dos homenageados:

Conselheiro Sr. Valmor Weiss

O conselheiro Valmor Weiss nasceu em Rio do Sul, em Santa Catarina, em 8 de outubro de 1937, e chegou a Curitiba em 1954. Casado com a Sra. Marlene Weiss, teve três filhos, Mariela, Fabiana e Walmor Emílio. Valmor Weiss foi empresário do setor de transportes, tendo sido diretor da V.Weiss e Cia, Yes Rent a Car e da Taxi Aéreo Weiss. Exerceu cargos em várias entidades representativas do setor, com artigos publicados em vários periódicos. De seu extenso currículo, destacam-se sua atuação como Vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná; Conselheiros da Secretaria de Turismo de Curitiba, Vice- Presidente e Diretor do Conselho Superior da Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Diretor da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Entre seus títulos e honrarias conferidas: recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba e, 2004, a de Cidadão Honorário do Paraná em 1997, a Medalha da Assembleia Legislativa do Paraná em 1995 e 1996 e a medalha de Mérito Industrial da FIEP em 1996.

Foi o responsável pela construção e internacionalização do Aeroporto Afonso Pena, da duplicação da BR-116, e pela fundação da Criança Cega, entre outros.

Conselheiro Sr. Allan Jones dos Santos.

Formado em Administração de Empresas pela FACE/UNICENP (1979), pós-graduado em Administração Financeira – FADEPS/UNIANDRADE (1986) e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (1995), foi membro do Grupo de Trabalho para Revisão do Patrimônio e Membro de Comissões de Licitações do Estado do Paraná.

De 1999 a 2002 foi Chefe do Grupo de Planejamento Setorial do Paraná. De 2003 a 2006 foi Diretor Administrativo Financeiro do Instituto Ambiental do Paraná (IAP); 2006 a 2010 foi Diretor Geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA. Em 2010, foi Secretário de Planejamento do Paraná.

Conselheiro Dr. João Biral Junior.

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Católica de Brasília (UCB), o Dr. João Biral Junior foi assessor especial da Diretoria Jurídica da ITAIPU BINACIONAL entre 2012 e 2017 e Diretor Administrativo-Financeiro do PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU em 2018. Desde 2019 é Diretor-Presidente da ELEJOR – Centrais Elétricas do Rio Jordão.

Nas comissões da Ordem dos Advogados do Brasil, destacam-se suas participações na Comissão de Energia da OAB – Seção Paraná entre 2017 e 2018 e da Comissão Especial de Energia do CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL entre 2014 a 2016.

Integra o Comitê de Elegibilidade da Sanepar desde 2019, do Conselho de Administração da Compagás (Companhia Paranaense de Gás). Desde 2021 integra o Conselho de Administração do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.

Conselheiro Wagner Aichner.

Wagner Aichner é brasileiro, 42 Anos, casado com Maria Fernanda Geara e pai do Guilherme. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Positivo, iniciou sua carreira em 1998 como estagiário em empresa familiar na área financeira e administrativa.

Em 1999 ingressou em empresa de TI focado na pecuária, posteriormente fazendo parte da expansão desta empresa no Oeste da Bahia com produção agropecuária.

Em 2004 ingressou no ramo de construção civil, atuando como diretor financeiro-administrativo. Ramo este presente até hoje na sua empresa de Gestão Patrimonial e Investimentos Imobiliários.

Em 2009 fundou empresa de gestão de recebíveis e fomento mercantil a empresas de pequeno porte.

Em 2013 ingressou como operador em um grupo empresarial franqueado Subway e outras franquias, presente nos estados de SC, PR e SP com mais de 20 unidades em operação.

Em 2015 fundou o Aeroparque Aldeia da Serra, empreendimento único no estado do Paraná, um aeroporto privado focado na aviação executiva. Juntamente com a empresa incorporadora e mais adiante outras empresas dedicadas a exploração de serviços auxiliares do transporte aéreo.

Atualmente dedica-se “full time” nas atividades do Aeroparque Aldeia da Serra e a aviação, sua grande paixão.

VOLTAR