BRDE encerra participação no Finance in Common Summit

BRDE encerra participação no Finance in Common Summit

Evento na Colômbia reuniu representantes de mais de 520 bancos

Após três dias de atividades no Finance in Common Summit (FICS) – Finanças em Comum, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerra sua participação junto aos principais protagonistas globais do financiamento sustentável. A quarta edição do FICS aconteceu de 04 a 06 de setembro, na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia.

Integrando a programação oficial do evento, o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, pôde falar da atuação do Banco em dois painéis sobre ferramentas de financiamento e redução de riscos para projetos de infraestrutura sustentável. “Tive a oportunidade de fazer apresentações, junto com representantes de instituições financeiras de várias partes do mundo, mostrando a experiência do BRDE na parceria com municípios, oferecendo apoio nas parcerias público-privadas (PPPs), na captação de recursos a partir de financiamentos internacionais e, acima de tudo, trabalhando a questão do apoio técnico operacional para os municípios. Combinando essas ações, os projetos de infraestrutura sustentável podem prosperar, impulsionando o avanço de práticas mais responsáveis e alinhadas com os desafios ambientais globais”, destacou.

O evento também proporcionou uma série de encontros com parceiros do BRDE na captação de recursos internacionais. Ao todo, foram seis reuniões onde o presidente esteve acompanhado do vice-presidente e diretor de Operações, Ranolfo Vieira Júnior, e do chefe do departamento de Novos Negócios, Fernando Laurent. “Este evento oferece uma oportunidade valiosa para o BRDE estreitar laços com parceiros internacionais que compartilham o compromisso com o desenvolvimento sustentável. As discussões e colaborações que podem surgir dessas reuniões têm o potencial de impulsionar projetos e investimentos alinhados com as metas ambientais e econômicas”, afirmou Ranolfo.

No último dia de evento, a comitiva do BRDE teve reuniões com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), membro do Grupo Banco Mundial. A plenária de encerramento do FICS contou com a participação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.

Texto e Fotos: Juliana Roll

VOLTAR