BRDE é signatário de pacto para promover inovação e empreendedorismo na Região Sul

BRDE é signatário de pacto para promover inovação e empreendedorismo na Região Sul

Sob a liderança do Codesul, compromisso reúne instituições de pesquisa dos quatros estados

A partir de ações que valorizem programas de pesquisa aplicada para aproximar empresas, universidades, governos e sociedade, o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) vai liderar um pacto em favor do fortalecimento dos ecossistemas de inovação de maneira articulada entre os estados que integram a Região Sul. Para alcançar os objetivos regionais em termos de aumento de competitividade com maior produção de ciência e tecnologia, foi celebrado um Memorando de Entendimento reunindo instituições de pesquisa dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) é signatário do compromisso celebrado durante o South Summit Brasil, que acontece em Porto Alegre. O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, lembra que esse compromisso é resultado de “reuniões e estudos com as fundações de Amparo, Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e a Fundação Araucária do Paraná, a fim de aproximar instituições de pesquisa, universidades e empresas, na busca de transformação e desenvolvimento social, para os setores produtivos do Sul do país”.

O entendimento tem como uma das metas buscar novos investimentos públicos e privados para programas que estimulem a inovação e o empreendedorismo regional. Como organismo que atua de maneira estratégica no desenvolvimento econômico e social da Região Sul, o Condesul vai mobilizar suas comissões permanentes para estruturar ações conjuntas em favor do fortalecimento da pesquisa, ensino e inovação nos Estados-membros, buscando fortalecer os órgãos de pesquisa e instituições acadêmicas.

Compromisso mobiliza instituições de pesquisa dos quatros estados do Sul

Representando o BRDE no ato de assinatura do memorando, que aconteceu no final de tarde desta quinta-feira (5/05), o diretor de Planejamento do banco, Otomar Vivian, ressaltou a importância deste movimento conjunto. “É nossa missão apoiar projetos estratégicos para a região, que já tem um grande protagonismo em termos de ecossistemas de inovação. Fortalecer ainda mais este setor significa reter talentos e atrair importantes investimentos, já na esteira de efervescência que vivemos nesses três dias de South Summit”, frisou Vivian.

Foram também signatários do documento a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Fundação Araucária de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect).

 

Fotos: Carolina Greiwe/BRDE

VOLTAR