BRDE e MOVERGS firmam acordo de cooperação técnica na Movelsul

BRDE e MOVERGS firmam acordo de cooperação técnica na Movelsul

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – MOVERGS e o BRDE assinaram acordo de cooperação técnica nesta quinta-feira (17), durante a 20ª Movelsul, em Bento Gonçalves. O Banco disponibilizará linhas de crédito para as empresas associadas à MOVERGS, em apoio a projetos que enfatizam a sustentabilidade ambiental, no âmbito do Programa BRDE PCS – Produção & Consumo Sustentáveis.
“Nosso objetivo é promover a conjugação de esforços para o desenvolvimento econômico das indústrias moveleiras estabelecidas nas áreas de atuação do Banco. O momento é de construir parcerias”, disse o vice-presidente do BRDE, Odacir Klein, que firmou o documento com o presidente da MOVERGS, Volnei Benini. Klein enfatizou a importância da interação com as indústrias neste momento de dificuldades econômicas. “O que nós estamos firmando aqui, hoje, é um compromisso de interação. Conjuntamente, vamos divulgar as nossas linhas de crédito e buscar novos interessados nos diversos programas de financiamento que o Banco disponibiliza”, afirmou, acrescentando que a indústria moveleira que está expondo na Movelsul dispõe de crédito junto ao BRDE.
Parcerias pelo desenvolvimento
Segundo o vice-presidente, o evento promovido pela Associação é grandioso e mostra ao Brasil e ao mundo que a indústria moveleira não está parada. “Apesar das dificuldades presentes, não estão assustados e trabalham para construir caminhos de desenvolvimento. E nós, do BRDE, auxiliamos para que esse caminho seja trilhado com segurança e garantias”, sublinhou.
Odacir Klein contou ter presenciado a evolução da indústria desde muito novo, acompanhando o trabalho de seu pai em uma pequena fábrica de móveis no interior de Getúlio Vargas. “Naquela época, a fábrica contava com apenas quatro ou cinco pessoas e meu pai – que era marceneiro – também desenhava, criava os móveis e tudo mais. Esta indústria cresceu, evoluiu e hoje tem um potencial enorme como geradora de empregos, de renda, de ICMS e desenvolvimento”, observou.
Para o presidente da MOVERGS, o ato de assinatura do contrato com o BRDE é um momento especial para celebrar parcerias e fortalecer os elos entre aqueles que impulsionam o setor moveleiro. “É missão da Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul atuar em prol do fomento de oportunidades para o crescimento das indústrias da cadeia produtiva de madeira e móveis. E, para que isso se torne realidade, o BRDE é o parceiro ideal. Unir para fortalecer, renovar para crescer”, destacou Volnei Benini.
Participaram do evento o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; o vice-prefeito, Mário Gabardo; o presidente do Sindimóveis e Movelsul 2016, Henrique Tecchio; o presidente da FIMMA Brasil 2017, Rogerio Francio; o presidente da CIC de Bento, Laudir Piccoli; o presidente da Expobento, Rafael Zanetti; o presidente da AFFEMAQ, Fabricio Zanetti; a vice-presidente da CIERGS e representante da ABIMÓVEL, Maristela Cusin Longhi; o gerente do BRDE para a Região da Serra, José Rafael Wojtowicz, e diversas autoridades municipais e empresariais.
MOVERGS: força para a inovação
A MOVERGS congrega cerca de 250 empresas associadas, sendo a entidade representante das mais de 2.700 indústrias do segmento existentes no Estado, o que equivale a 13,3% das empresas do Brasil. Em 2015, as indústrias de móveis gaúchas produziram 85,3 milhões de peças e faturaram cerca de R$ 7 bilhões. Também foram responsáveis pela exportação de 183 milhões de dólares e geraram mais de 39 mil postos de trabalho.
Para o setor moveleiro gaúcho, a MOVERGS é uma importante aliada na busca pelo fortalecimento das empresas em toda a cadeia produtiva do segmento, altamente competitivo e com permanente demanda por inovação. Nesse sentido, a MOVERGS promove uma intensa agenda de eventos que estimulam a adoção de novas tecnologias e ferramentas para ampliar os negócios e as perspectivas das indústrias. Entre as feiras já consagradas encontra-se a FIMMA Brasil, que se realiza em Bento Gonçalves de dois em dois anos, e conta com a participação e o apoio do BRDE.
A 13ª FIMMA Brasil já tem data marcada: ocorrerá de 28 a 31 de março de 2017, em Bento Gonçalves.

VOLTAR