BRDE e FUNPAR assinam novo acordo de cooperação técnica

BRDE e FUNPAR assinam novo acordo de cooperação técnica

O novo acordo enfatiza inovação, capacitação e adoção de novas tecnologias sob princípios de sustentabilidade como perspectiva para apoio a projetos do setor público e privado

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinou na tarde desta segunda-feira (06/12), na sede da instituição em Curitiba, novo acordo de cooperação técnica com a Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Cultura (FUNPAR). Além de prever ações conjuntas de apoio técnico e creditício aos municípios paranaenses, o acordo enfatiza processos de inovação, capacitação e adoção de novas tecnologias, segundo princípios de sustentabilidade.

A ação conjunta é voltada ao apoio técnico a projetos de prefeituras destinados à gestão de políticas públicas, incluindo mediação e efetividade, planejamento urbano e regional, modernização da administração tributária e melhoria da qualidade do gasto público, tecnologias aplicadas aos serviços urbanos, saneamento, entre outras áreas de atuação prioritárias. O acordo também prevê análise de projetos da iniciativa privada que atuam nas áreas já citadas, em parcerias com o poder público, ou em áreas como eficiência energética, energia fotovoltaica e inovação corporativa.

Assinaram o acordo, pelo BRDE, o diretor-presidente, Wilson Bley Lipski, e o diretor administrativo, Luiz Carlos Borges da Silveira; e pela FUNPAR, o diretor-superintendente, João da Silva Dias, e o diretor de programas, Luís Henrique Cavalcanti Fragomeni. Como testemunhas, assinaram o documento a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzón de Muniz, e o diretor de Administração e Finanças da FUNPAR, Enio Fabrício Ponczek.

A FUNPAR oferece serviços aos municípios, como a elaboração de planos diretor e de mobilidade, pré-requisitos para acessar diversas linhas de financiamento operadas pelo BRDE.

Retomada de parceria

A solenidade para a formalização do acordo incluiu a manifestação de ambas as partes sobre o contexto de elaboração do acordo, sua necessidade e importância. Primeiramente, a equipe da gerência de Planejamento do BRDE, representada pela gerente do setor, Lisiane Maldaner Astarita de Limas, apresentou a perspectiva técnica da renovação do acordo com a FUNPAR. “Estamos elencando os municípios de interesse conforme dados de população e viabilidade de execução, que possuem capacidade de endividamento. Para nós, o trabalho da FUNPAR é essencial pois complementa tecnicamente. O que vamos entregar para os municípios vai ser muito melhor esse é o maior ganho dessa nova parceria, reestabelecer os trabalhos conjuntos”, analisou.

Na sequência, falaram os gestores da FUNPAR, começando pelo superintendente, Prof. Dr. João da Silva Dias, que ressaltou a importância do novo acordo sobretudo pela credibilidade do BRDE e por ser uma possibilidade de resposta a questão de quem financia os projetos sobre os quais a fundação se debruça. “Estamos trabalhando na relação que nos foi passada, de 77 municípios, e estamos complementando os dados. Vamos abordar os gestores municipais de uma forma técnica que aponta se ele fizer tal ação, a economia estimada é essa, e seu retorno do investimento é tal”, afirmou.

Já o diretor de programas da FUNPAR, Luís Henrique Cavalcanti Fragomeni, falou do quanto se sentia feliz com a confirmação dessa parceria, principalmente ao ver a disposição das equipes em cooperar neste trabalho. E acrescentou que a FUNPAR traz para essa parceria uma visão de apoio municipal e a preocupação com a efetividade do trabalho com legado de capacitação. “O diferente da FUNPAR no mercado é que ela desenha e entrega aquilo que o município ou que o setor privado pode alcançar e fica também avaliando os resultados pós-entrega. Na equipe, dos dois lados, vejo grande motivação”, completou.

O diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley, manifestou a felicidade de estreitar novamente os vínculos dessa parceria. “A felicidade de ter uma instituição com o peso da FUNPAR conosco e assim poder executar boas políticas públicas, construir bons resultados, para a transformação dos nossos estados, em especial aqui do Paraná”, comemorou. Na sequência, Bley fez breve relato sobre os planos do BRDE para facilitar o acesso dos municípios às soluções de planejamento, como a criação de um laboratório das cidades que possa oferecer modelos de projetos-padrão.

Também listou as iniciativas do BRDE de busca de recursos em instituições internacionais e assim poder destinar cerca de R$ 2 bilhões a serem aplicados no próximo ano. “Sabemos que sem critérios bem estabelecidos, corre-se o risco de que esses recursos sejam utilizados para fins eleitoreiros e não a fim de construir um novo modelo de cidade. Vamos precisar e queremos ter muita responsabilidade de entregar esse crédito, e como banco público, um banco de fomento, temos que agregar outros valores”, acrescentou.

E por fim, Bley falou sobre o desafio do BRDE em se tornar o maior e melhor banco regional do Brasil, merecedor do título de banco verde, e as medidas que a instituição traça e executa para isso. “Estamos trabalhando na criação de um fundo verde para que possamos apoiar projetos verdes através de editais de credenciamento de oferta dentro de critérios estritamente objetivos. Inicialmente como fundo perdido. Em paralelo, vamos ter precificações diferenciadas para os mutuários que assumam o compromisso, de forma contratual, de mitigar ou de neutralizar os gazes causadores do efeito estufa. Então existem inúmeras iniciativas aqui que vamos priorizar para ser um banco verde mesmo”, declarou antes de fazer agradecimentos às equipes das duas instituições.

A vice-reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Prof(a). Dra. Graciela Inês Bolzon de Muniz, esteve presente na solenidade. “O importante desse convenio assinado neste momento, com a universidade como participe, sendo a instituição que reúne pesquisadores, com o suporte do governo, para juntamente com o banco e a sociedade, solucionar os problemas que precisamos acerca da sustentabilidade e economia verde”, afirmou.

Acompanharam a assinatura deste acordo o superintendente da Agencia de Curitiba do BRDE, Paulo Cesar Starke Junior, a analista de planejamento, Simone Marques de Toledo Camargo, o gerente geral da Rádio UniFM (FUNPAR), Jackson Gomes Júnior, e a assessora da Diretoria da FUNPAR, Aderlene Inês de Lara.

VOLTAR