BRDE e Fundação Araucária buscam soluções de desenvolvimento do Sul com parcerias entre universidades e empresas

BRDE e Fundação Araucária buscam soluções de desenvolvimento do Sul com parcerias entre universidades e empresas

Com objetivo de fomentar o desenvolvimento dos três estados do Sul, em busca de soluções para geração de emprego, pesquisa, inovação, aproximando as instituições de pesquisa, universidades e empresas, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), promoveu a primeira rodada de conversas com Fundação Araucária, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.

O ponto de partida para buscar uma ação coletiva de atuação entre banco e suas fontes de investimentos, aproximar tecnologia e inovação, pesquisa e tornar os ativos de conhecimento das instituições em projetos de transformação social, para os setores produtivos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocorreu na última reunião do Codesul, em março passado, com a presença dos governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva e o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior.
Para o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski a soma de forças de todos os estados com “novos parceiros e suporte da Fundação Araucária nesse projeto, abre possibilidades para criar uma agenda comum que estimula a política da instituição a se tornar o maior banco de desenvolvimento do país, quando nossas ações se aproximam da qualidade de vida das pessoas”. Ele lembra que nesse processo em construção para fomentar novos negócios e a capilaridade do crédito, o BRDE alcançou sua meta histórica em 2021, com 4,1 bilhões de, contratos, o que representa um aumento de 61,4% comparado ao ano anterior.

Valor agregado – O presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig avalia que os estados do Sul têm sistemas de ciência e tecnologia consistentes. “Essa reunião proposta pelo presidente do BRDE e sua equipe de apoio à pesquisa do sul do Brasil, pode contribuir muito para criação de riqueza, emprego e renda de alto valor agregado”, concluiu.

Também participaram da reunião híbrida, o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos do BRDE Marcelo Haendchen Dutra (SC), o diretor administrativo Luiz Carlos Borges da Silveira, do diretor financeiro (SC) Eduardo Pinho Moreira, Anderson José Amâncio – chefe de Gabinete BRDE, Ramiro Wahrhaftig – presidente da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa – diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FA. Odir Antônio Dellagostin – presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (instituição de fomento à pesquisa científica do governo do Rio Grande do Sul), Fábio Zabot Holthausen – presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

O próximo encontro com pauta em construção está programado para maio, no Rio Grande do Sul.

VOLTAR