BRDE e Famurs definem estratégias para ampliar parcerias com prefeituras gaúchas

BRDE e Famurs definem estratégias para ampliar parcerias com prefeituras gaúchas

Com o objetivo de ampliar as conexões e o apoio técnico às prefeituras gaúchas, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Associações Municipais do RS (Famurs) iniciaram a definições sobre novas estratégias de atuação conjunta. Além das possibilidades de parcerias ainda neste ano, o objetivo principal é estabelecer uma nova dinâmica a partir de 2025, quando iniciam os novos mandatos municipais, conforme encontro que contou com a participação do diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto.

Através do programa “Município Forte é BRDE”, o banco financiou no ano passado cerca de R$ 98 milhões para projetos apenas para prefeituras do RS, contemplando as áreas de iluminação pública, saneamento, urbanização viária e geração de energia com placas solares. Além de oportunizar linhas de crédito, o BRDE está focado em fortalecer suas parcerias com as prefeituras através de assistência técnica na estruturação de projetos, o que incluiu a modelagem para concessão dos serviços de iluminação pública.

“A partir desde apoio técnico, percebe-se um espaço para crescermos na atuação conjunta com os municípios ou com consórcios municipais. Por isso, a importância de termos a Famurs como interlocutora”, destacou Busatto, após encontro realizado na última sexta-feira (dia 15/3), na sede da entidade. A reunião contou com as presenças do coordenador-geral da Famurs, professor Nado Teixeira; do superintendente do BRDE no RS, Maurício Mocelin, do assessor da Diretor de Planejamento do banco, Rafael Passos, e a coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, Ana Paula Ziulkoski.

Na última edição da Expodireto, ocorrida no início do mês em Não-Me-Toque, o BRDE celebrou a primeira operação com um consórcio municipal. Através do apoio do banco, o Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu) irá investir em um novo modelo mecanizado para tratamento e reciclagem de resíduos sólidos. O projeto contempla 12 municípios localizados na região da Zona da Produção e o objetivo é elevar o percentual de material reciclado sobre as 35 toneladas de lixo urbano recolhidos atualmente no aterro localizado em Trindade do Sul.

VOLTAR