BRDE e Ancine selecionam produções de cinema para investimento

BRDE e Ancine selecionam produções de cinema para investimento

O prazo final para submissão de projetos termina em 26 de fevereiro

Está disponível no site do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) o edital da chamada pública para a seleção de propostas para investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em projetos de produção independente de obras cinematográficas de longa-metragem. O prazo final para submissão de projetos termina em 26 de fevereiro.

Serão disponibilizados R$ 30 milhões para a produção independente de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem de ficção, documentário ou de animação, com destinação e exibição inicial nas salas de exibição de cinema de todo o País.

A preferência será dada a filmes com propostas de linguagem inovadora e relevância artística, com potencial para participação e premiação em festivais de cinema e que apontem para a experimentação e a pesquisa de linguagem. Os filmes selecionados deverão ser concluídos em até 18 meses (ficções e documentários) ou 30 meses (animações).

CANAIS PÚBLICOS – Esse não é o único edital de fomento a produções audiovisuais em andamento no BRDE, agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual. O diretor de Operações do banco, Wilson Quinteiro, explica que além do edital para longas-metragens, também está aberta a seleção para produções televisivas através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav).

“Só para os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão destinados R$ 11,986 milhões para a produção de documentários seriados ou não e séries de ficção ou animação”, disse.

No caso das produções televisivas, o prazo de submissão de projetos termina em 31 de março. Destinado a produtoras independentes, a chamada pública visa incentivar a produção de conteúdos de qualidade que posteriormente poderão ser exibidos em canais públicos de todo o Brasil, incluindo televisões universitárias e comunitárias.

“Muitas vezes, os canais públicos não dispõem de recursos para produção de bons conteúdos. Por isso, o incentivo do Fundo Setorial do Audivisual (FSA) e da Agência Nacional do Cinema (Ancine) através do BRDE, é fundamental”, salienta Quinteiro.

Os editais do Prodav e do Prodecine podem ser consultados no site do BRDE (http://www.brde.com.br/fsa). No mesmo site é possível acompanhar o processo de seleção dos projetos. Dúvidas sobre o processo de submissão de propostas devem ser encaminhadas para o e-mail selecao.fsa@ancine.gov.br.

VOLTAR