BRDE e Ancine conversam com produtores audiovisuais no 45º Festival de Cinema de Gramado

BRDE  e Ancine conversam com produtores audiovisuais no 45º Festival de Cinema de Gramado
Como parte da programação oficial da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, foi realizado na manhã desta quinta-feira (24) o painel Desafios Ancine & BRDE, uma iniciativa do projeto Gramado Film Market. No encontro, no auditório do Hotel Serra Azul, o diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, e a presidente da Agência Nacional do Cinema – Ancine, Débora Ivanov, conversaram com uma atenta plateia de mais de 80 produtores de cinema e TV de diversos estados brasileiros.
Noronha relatou o trabalho do BRDE como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA em todo o território nacional desde 2012 e enfatizou o valor dessa atividade, tanto pela possibilidade de diversificação da contribuição do BRDE à sociedade como pela forte inserção que proporciona ao Banco no setor de produção cultural. Anunciou também que a parceria BRDE e Ancine foi renovada por mais cinco anos.
A presidente da Ancine apresentou dados expressivos que atestam o quanto a política pública de fomento à cadeia produtiva do audiovisual tem impulsionado o desenvolvimento do setor nos últimos anos. Hoje, de um universo de 9.103 produtoras registradas no Brasil até 2016, cerca de 40% produzem conteúdos para cinema e TV, além de publicidade. Débora Ivanov destacou o esforço que vem sendo feito pela Ancine para descentralizar os investimentos dos canais de comunicação, ampliando a circulação de produções fora do eixo Rio-São Paulo. “Há muitas oportunidades no momento, porém a disputa por mercado é muito acirrada, e ainda agravada pela concorrência dos filmes estrangeiros tipo blockbuster“, afirmou.
VOLTAR