BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

BRDE e Ancine conversam com produtores audiovisuais no 45º Festival de Cinema de Gramado

Data24/08/17
|CategoriaNotícias
Como parte da programação oficial da 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, foi realizado na manhã desta quinta-feira (24) o painel Desafios Ancine & BRDE, uma iniciativa do projeto Gramado Film Market. No encontro, no auditório do Hotel Serra Azul, o diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, e a presidente da Agência Nacional do Cinema – Ancine, Débora Ivanov, conversaram com uma atenta plateia de mais de 80 produtores de cinema e TV de diversos estados brasileiros.
Noronha relatou o trabalho do BRDE como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA em todo o território nacional desde 2012 e enfatizou o valor dessa atividade, tanto pela possibilidade de diversificação da contribuição do BRDE à sociedade como pela forte inserção que proporciona ao Banco no setor de produção cultural. Anunciou também que a parceria BRDE e Ancine foi renovada por mais cinco anos.
A presidente da Ancine apresentou dados expressivos que atestam o quanto a política pública de fomento à cadeia produtiva do audiovisual tem impulsionado o desenvolvimento do setor nos últimos anos. Hoje, de um universo de 9.103 produtoras registradas no Brasil até 2016, cerca de 40% produzem conteúdos para cinema e TV, além de publicidade. Débora Ivanov destacou o esforço que vem sendo feito pela Ancine para descentralizar os investimentos dos canais de comunicação, ampliando a circulação de produções fora do eixo Rio-São Paulo. “Há muitas oportunidades no momento, porém a disputa por mercado é muito acirrada, e ainda agravada pela concorrência dos filmes estrangeiros tipo blockbuster“, afirmou.

Logo BRDE