BRDE e ABRAPCH realizam workshop sobre financiamento a centrais hidrelétricas em SC

BRDE e ABRAPCH realizam workshop sobre financiamento a centrais hidrelétricas em SC

Mais de 170 empresários, consultores e autoridades do setor de energia participaram ontem (03/03), do workshop Linhas de Financiamento e Engenharia Financeira para PCHs e CGHs, realizado pela Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas – ABRAPCH em parceria com BRDE. O evento, que discutiu as principais necessidades e soluções para fomento e implantação de PCHs e CGHs, aconteceu no auditório da FIESC, em Florianópolis.
O BRDE conta com linhas de financiamento para o setor elétrico por meio do programa BRDE Energia, criado para fomentar o investimento em fontes de energias renováveis e em projetos de eficiência energética na região Sul. Por meio do BRDE Energia, o Banco oferece crédito para geração de energias limpas como a solar, a eólica, a de biomassa e também a hidrelétrica, por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Hidrelétricas.
Desde a criação do Programa, em meados de 2015, o BRDE já recebeu mais de 50 projetos de  PCHs e CGHs somente em Santa Catarina. Os projetos, que estão nos mais variados estágios de desenvolvimento, estão inseridos no âmbito do Programa SC+Energia, do Governo de Santa Catarina. O SC+Energia foi criado por uma força-tarefa, da qual o BRDE fez parte desde seu início, com o objetivo de aproveitar o potencial catarinense de geração de energia e manter-se na vanguarda do crescimento. A ideia é tornar o estado auto-suficiente na geração de energia e fortalecer principalmente as energias consideradas limpas e renováveis. Os projetos previstos podem gerar mais de 1 gigawatt-hora (GWh).
Além de seu papel como financiador dos projetos, o BRDE também atua como um iarticulador entre os vários agentes do setor, fazendo a ponte entre os potenciais investidores, governo, órgãos ambientais, associações. Para o gerente de planejamento da agência do BRDE em Florianópolis, Felipe Couto, o evento tem como objetivo não só apresentar o BRDE como uma alternativa para ajudar a viabilizar os investimentos no setor, mas também estimular o desenvolvimento em toda a cadeia produtiva.
O superintendente da agência do Banco na capital catarinense, Nelson Ronnie ressaltou que este tipo de evento é essencial porque aproxima o BRDE dos empreendedores. “O principal objetivo dos diversos técnicos do Banco que estão presentes aqui é conversar, tirar dúvidas e possibilitar que os projetos saiam do papel.”
Participaram do evento o diretor Presidente do BRDE Neuto De Couto, o diretor Financeiro Renato Vianna, o Presidente da ABRAPCH Ivo Pugnaloni, o Presidente da APESC Norimar Fracasso, o diretor de Desenvolvimento Econômico do programa SC+Energia João de Nadal e o vice-Presidente do Conselho de Administração da ABRAPCH Valmor Alves.

VOLTAR