BRDE doa livros para sete escolas estaduais por meio do projeto Pró-Biblioteca

BRDE doa livros para sete escolas estaduais por meio do projeto Pró-Biblioteca

Patrocinado pelo BRDE em 2018 e 2019 via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Pró-Biblioteca, proposto pela LP&M Editores, estimula o hábito de leitura ao enriquecer e atualizar acervos públicos, como os de bibliotecas escolares e comunitárias.

Na última sexta-feira (6), na presença do secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Faisal Karam, o vice-presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha, e o diretor da LP&M, Paulo Lima, fizeram    a entrega das coleções de livros aos diretores das sete escolas indicadas pela Secretaria, todas localizadas em Porto Alegre: E.E.E.F. Osório Duque Estrada; E.E.E.F Miguel Tostes; E.E.E.F Aurélio Reis; I.E.E Paulo da Gama; Colégio E. Padre Rambo; E.E.E.M Itália e E.E.E.M Rafaela Remião.

A entrega foi realizada na escola Aurélio Reis, no bairro Jardim Floresta, que, assim como as demais, foi indicada por seu envolvimento com projetos de leitura e literatura.

Incentivo à leitura

Cada acervo bibliográfico doado é composto por 200 títulos de referência – entre infantis, infanto-juvenis e de literatura em geral (nacional e estrangeira) –, contemplando leitores de todas as idades. A seleção das obras é baseada em pesquisa desenvolvida por equipe de professores, de acordo com as exigências pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, e levando em conta também as leituras obrigatórias e recomendadas no ENEM e exames vestibulares.

Para alegria das crianças presentes no evento de entrega, a escritora Paula Taitelbaum fez a “contação de história” do dia, apresentando o livro “Palavra vai, palavra vem”, de sua autoria, para os alunos da segunda série. De forma lúdica e interativa, Paula conversou com os pequenos sobre os significados das palavras e os sentimentos e ideias que carregam.

Em 2019, a primeira coleção de livros do Projeto Pró-Biblioteca doada pelo BRDE foi destinada à escola indígena Nhamandu Nhemopu’a, de Viamão, na ocasião em que inaugurou seu centro de convivência.

VOLTAR