O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (23) com representantes do Samae, da Prefeitura de Jaraguá do Sul e de parlamentares da região. O encontro teve como finalidade apresentar o projeto da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário, que visa ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município.
O diretor-presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, destacou que o banco tem interesse em apoiar projetos de infraestrutura que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das pessoas. “O BRDE atua como repassador de recursos para a execução de projetos de investimento nos diversos segmentos. Estamos à disposição para analisar a viabilidade deste projeto que é tão importante para Jaraguá do Sul e para o meio ambiente”, afirma o presidente.
O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, explicou que a construção da nova ETE Centenário será possível contemplar também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário. Segundo ele, o investimento estimado é de R$ 54 milhões e serão atendidas mais de 6.500 economias. “Com a construção da nova ETE Centenário será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município contemplando também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário”, avalia o diretor.
O prefeito de Jaraguá do Sul, Jair Franzner, agradeceu a visita da equipe do BRDE e ressaltou a importância da parceria entre o banco e o município. “Esse encontro com o presidente do BRDE foi muito positivo, pois conseguimos explicar a ele a importância e a necessidade desta obra, para ampliarmos ainda mais a coleta e o tratamento do esgoto produzido pela população destes bairros que ainda não possuem o sistema. Estamos muito otimistas e esperamos conseguir os recursos para este grande projeto”, enfatizou.
Também participaram da reunião o superintendente do BRDE, Marcone Souza Melo, o deputado federal Carlos Chiodini, o deputado estadual Antídio Lunelli, o ex-deputado federal Mauro Mariani, e as equipes técnicas do BRDE, do Samae e da Prefeitura de Jaraguá do Sul.