BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

BRDE Cenários 2022 abre ciclo de palestras com tema visões do futuro na tecnologia com Allan Costa

Data28/04/22
|CategoriaNotícias

Conteúdo fica disponível no canal do BRDE no Youtube em caráter permanente

A primeira palestra do BRDE Cenários de 2022 foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) pelo empresário e escritor Allan Costa, palestrante internacional que incitou reflexões sobre a relação de empresas, instituições e profissionais com as tendências tecnológicas e sociais contemporâneas. A live foi transmitida pelo canal do BRDE no YouTube, onde permanece disponível em caráter permanente.

Com o tema “Visões do Futuro – transformação, tendências e seus impactos”, Allan falou durante uma hora, de um modo dinâmico, sobre como os impactos das transformações tecnológicas podem ser consideradas relevantes diante do volume de informações e tendências, muitas vezes se apresentando como reflexos de modismos.

O projeto BRDE Cenários ocorre desde julho de 2021, com cinco edições já transmitidas e disponíveis no YouTube, aberta ao público em geral. As palestras abordam temas relativos à conjunta econômica e fiscal do país, tendências de mercado e o papel das instituições de fomento, entre outros assuntos de relevância social.

Informação relevante e modismos

Allan Costa trouxe reflexões sobre como se preparar para as mudanças em curso e ressaltou sobre valores que, independente das transformações, serão permanentes. Como exemplo, a satisfação dos clientes ou usuários, o desejo de prosperidade do ser humano, e a capacidade de discernimento para focar no que é importante em meio ao caos do excesso de informação e estímulos.

Ele avalia que as novas tecnologias provocam transformações importantes, mas somente porque são criadas em função e a partir das pessoas. “Inovação não é um fenômeno tecnológico. Inovação é um fenômeno humano porque somente as pessoas são capazes de gerar inovação”, definiu.

Especialistas ao alcance do público

O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, abriu evento e ressaltou a respeito de tornar o BRDE Cenários uma iniciativa permanente, como uma política de fortalecimento do relacionamento do banco com a sociedade. E aproveitou a ocasião para apresentar brevemente outro projeto, o BRDE Explica, com a participação de especialistas da própria instituição, que abordarão suas pesquisas e temas de interesse, em vídeos de até 15 minutos.

“O banco tem essa visão de sempre debater cenários cotidianos e contemporâneos, ampliando a capacidade que nós temos de resposta, desde o crédito até as novas vocações que estamos estabelecendo”, afirmou Bley. O evento teve a mediação do chefe de gabinete do BRDE, Anderson José Amâncio.

Trajetória de Sucesso

Allan Costa lembrou durante a palestra que os conceitos, informações e insights que ele compartilha vem de sua vivência, mais do que de seus títulos acadêmicos. “Ninguém pode te levar a um lugar que nunca esteve, por isso eu só falo do que vivo e das coisas que vejo acontecer”, afirmou.

O empresário se apresenta como pai do Lucca e da Mariana, motociclista, palestrante internacional, empreendedor serial, investidor-anjo, escritor e mentor de startups. Atualmente ocupa a Vice-presidência de Operações da ISH Tecnologia e foi cofundador da plataforma AAA Inovação, ao lado de Ricardo Amorim. É também cofundador da Curitiba Angels, investidor de 15 startups e membro do Harvard Business School Startup Angels.

É colunista de vários veículos de âmbito nacional, já proferiu palestra no famoso canal TEDx em duas oportunidades e são de sua autoria os livros “60 Dias em Harvard” e “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”. Possui experiência profissional em mais de 50 países e quase mil palestras realizadas, nos últimos dez anos, no Brasil e exterior. Ocupou a Presidência da CELEPAR, da Coopercard e a Superintendência do SEBRAE/PR.


Logo BRDE