BRDE Cenários 2022 abre ciclo de palestras com tema visões do futuro na tecnologia com Allan Costa

BRDE Cenários 2022 abre ciclo de palestras com tema visões do futuro na tecnologia com Allan Costa

Conteúdo fica disponível no canal do BRDE no Youtube em caráter permanente

A primeira palestra do BRDE Cenários de 2022 foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) pelo empresário e escritor Allan Costa, palestrante internacional que incitou reflexões sobre a relação de empresas, instituições e profissionais com as tendências tecnológicas e sociais contemporâneas. A live foi transmitida pelo canal do BRDE no YouTube, onde permanece disponível em caráter permanente.

Com o tema “Visões do Futuro – transformação, tendências e seus impactos”, Allan falou durante uma hora, de um modo dinâmico, sobre como os impactos das transformações tecnológicas podem ser consideradas relevantes diante do volume de informações e tendências, muitas vezes se apresentando como reflexos de modismos.

O projeto BRDE Cenários ocorre desde julho de 2021, com cinco edições já transmitidas e disponíveis no YouTube, aberta ao público em geral. As palestras abordam temas relativos à conjunta econômica e fiscal do país, tendências de mercado e o papel das instituições de fomento, entre outros assuntos de relevância social.

Informação relevante e modismos

Allan Costa trouxe reflexões sobre como se preparar para as mudanças em curso e ressaltou sobre valores que, independente das transformações, serão permanentes. Como exemplo, a satisfação dos clientes ou usuários, o desejo de prosperidade do ser humano, e a capacidade de discernimento para focar no que é importante em meio ao caos do excesso de informação e estímulos.

Ele avalia que as novas tecnologias provocam transformações importantes, mas somente porque são criadas em função e a partir das pessoas. “Inovação não é um fenômeno tecnológico. Inovação é um fenômeno humano porque somente as pessoas são capazes de gerar inovação”, definiu.

Especialistas ao alcance do público

O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, abriu evento e ressaltou a respeito de tornar o BRDE Cenários uma iniciativa permanente, como uma política de fortalecimento do relacionamento do banco com a sociedade. E aproveitou a ocasião para apresentar brevemente outro projeto, o BRDE Explica, com a participação de especialistas da própria instituição, que abordarão suas pesquisas e temas de interesse, em vídeos de até 15 minutos.

“O banco tem essa visão de sempre debater cenários cotidianos e contemporâneos, ampliando a capacidade que nós temos de resposta, desde o crédito até as novas vocações que estamos estabelecendo”, afirmou Bley. O evento teve a mediação do chefe de gabinete do BRDE, Anderson José Amâncio.

Trajetória de Sucesso

Allan Costa lembrou durante a palestra que os conceitos, informações e insights que ele compartilha vem de sua vivência, mais do que de seus títulos acadêmicos. “Ninguém pode te levar a um lugar que nunca esteve, por isso eu só falo do que vivo e das coisas que vejo acontecer”, afirmou.

O empresário se apresenta como pai do Lucca e da Mariana, motociclista, palestrante internacional, empreendedor serial, investidor-anjo, escritor e mentor de startups. Atualmente ocupa a Vice-presidência de Operações da ISH Tecnologia e foi cofundador da plataforma AAA Inovação, ao lado de Ricardo Amorim. É também cofundador da Curitiba Angels, investidor de 15 startups e membro do Harvard Business School Startup Angels.

É colunista de vários veículos de âmbito nacional, já proferiu palestra no famoso canal TEDx em duas oportunidades e são de sua autoria os livros “60 Dias em Harvard” e “Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer”. Possui experiência profissional em mais de 50 países e quase mil palestras realizadas, nos últimos dez anos, no Brasil e exterior. Ocupou a Presidência da CELEPAR, da Coopercard e a Superintendência do SEBRAE/PR.

VOLTAR