BRDE celebra parcerias e projetos 2021 do Espaço Cultural

BRDE celebra parcerias e projetos 2021 do Espaço Cultural

Foram apresentadas as principais ações do ano passado para fortalecer novos projetos para 2022

 

O Espaço Cultural BRDE -Palacete dos Leões, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul reuniu os principais parceiros estratégicos que fizeram parte da programação 2021 para evento de celebração, com apresentação de um relatório de atividades realizados ano passado, no fim da tarde dessa terça-feira (15).

Para o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, essa ação é uma forma de demostrar à sociedade que existe a intenção de que o espaço cultural seja um centro vivo para a população. “Trouxemos a retrospectiva das ações culturais no Palacete no ano passado, como uma forma de agradecimento àqueles que participaram e fizeram desse ambiente um lugar vivo, que pode devolver à comunidade um pouco daquilo que o banco faz através dos aspectos culturais”, comentou. Há projetos de renovar a continuidade dessas parcerias e fomentar o conhecimento da história. “Temos que socializar esse espaço , esse é nosso objetivo, onde as pessoas se orgulhem daquilo que aconteceu no Paraná, nas atividades econômicas que marcaram a nossa trajetória de desenvolvimento acelerado até hoje”, concluiu Bley.

A coordenadora do Espaço Cultural BRDE, Rafaela Tasca explicou que a apresentação passou pelos cinco pontos do programa: perfil do público, as exposições, as iniciativas na interface digital das pesquisas, especialmente a pesquisa que deriva o estudo sobre o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 11 meta 11.4. “Esse foi o primeiro encontro institucional, reconhecendo a ligação com essas pessoas tão importantes no dia a dia do Palacete”, analisou.

O evento teve a presença de artistas, pesquisadores, curadores e representantes das seguintes instituições: Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen (Wilson Andersen Ballão), Academia de Cultura de Curitiba, Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Associação Comercial do Paraná e Colégio Estadual do Paraná e Antônio Carlos Leão, que representa a família

Uma das ações em destaque na apresentação foi a respeito do artigo “Uma Equação para a Cultura: A Salvaguarda do Patrimônio Cultural e a Agenda 2030”, que aborda o case do Palacete dos Leões, como patrimônio histórico e simbólico do Paraná, exibido no Seminário Internacional de Economia e Políticas da Cultura e Indústrias Criativas. O seminário foi realizado pelo Observatório Itaú Cultural e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Unesco, em outubro de 2021.

 

VOLTAR