BRDE, CAF e parques tecnológicos lançam programa gratuito de desenvolvedores para alunos de escolas públicas

BRDE, CAF e parques tecnológicos lançam programa gratuito de desenvolvedores para alunos de escolas públicas

Dev The Devs está em sua segunda edição com inscrições abertas até dia 28 de agosto

Alunos do Ensino Médio de escolas públicas do Sul do país interessados em formação básica de desenvolvimento de sistemas, totalmente gratuita e online, já podem se inscrever no programa Dev The Devs, uma iniciativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), com apoio de governos e organizações.

O programa foi lançado oficialmente nessa terça-feira (16) em transmissão ao vido do canal Tecnopuc PUCRS no Youtube e está disponível para quem quiser mais detalhes. As inscrições podem ser realizadas até dia 28 desse mês pelo site https://www.pucrs.br/devs/.

O diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, representou o presidente do Banco, Wilson Bley Lipski, assim como os demais diretores (Marcelo Haendchen Dutra, vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Luiz Carlos Borges da Silveira – Diretor Administrativo e Eduardo Pinho Moreira – diretor Financeiro). Ele ressaltou sobre o compromisso da instituição com a Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) e como signatário do pacto 2030 da ONU, fazer “ o reconhecimento dessa sólida parceria com a CAF, especialmente pela relação de confiança que transcende aspectos negociais, somamos nessa edição ampliada para toda região Sul, com apoio de secretarias e órgãos dos estados” – e completou, que o “BRDE tem essa missão de promover o desenvolvimento pelo aspecto do crédito, mas isso nos impõe responsabilidade de natureza social e dar aos jovens de escolas públicas, a oportunidade de inclusão como desenvolvedores, para que tenham um caminho e ficamos honrados e seguros do sucesso desse programa”, concluiu.

O executivo principal do Escritório da CAF no Brasil, Guilherme Cardoso de Souza, apresentou brevemente a instituição e declarou que uma das principais missões da CAF é apoiar o desenvolvimento sustentável dos países acionistas e a integração regional da América Latina e do Caribe. “A parceria do CAF e do BRDE reforça muito mais esse compromisso, além de fortalecer essa aliança que a gente tem como estratégica para potencializar o alcance, as oportunidades e o bem-estar, seja dos beneficiários diretos e indiretos que temos na região” pontuou. “O programa é completamente alinhado aos compromissos estratégicos que a CAF tem neste momento. Seja na execução de processos mais inovadores, projetos comunitários altamente produtivos, inovadores e de alto impacto” acrescentou Guilherme. Ao final de sua fala, o executivo listou os principais ODS’s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU) que o projeto atende: “Trabalho decente e Desenvolvimento econômico; Inovação; Redução de Desigualdades; Igualdade de Gênero; e, principalmente, Educação de Qualidade”.

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Tecnopuc, Jorge Audi, ressaltou o papel das parcerias estabelecidas no esforço de buscar qualificação e uma alternativa de inserção no mundo do trabalho para os jovens da região. “Nós vamos formar mais de 2.100 jovens do ensino público estadual dos três estados como desenvolvedores. Então, é um processo de formação com foco no desenvolvimento que atende uma demanda enorme que existe no nosso mercado por profissionais nesta área. Essa é uma parceria muito importante que, a partir desse ano, vai estar no contexto do ‘+praTi’, uma ação de um grupo de empresários aqui do Rio Grande do Sul junto a Assespro-RS. É uma formação complementar, mas fundamental”, acrescentou.

Quem pode participar – O programa dispõe de 2.100 vagas distribuídas em 700 para cada estado na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sendo que 50% são para meninas e 50% para meninos a partir de 16 anos, com acesso a um computador. Não é necessário que o candidato tenha pré-conhecimento na área de programação, porém, é preciso estar matriculado regularmente numa escola pública do seu estado.

Caso o número de inscrições for superior ao número de vagas, a prioridade será dada a estudantes que demonstrarem pouco ou nenhum conhecimento sobre as temáticas que serão abordadas.

Conteúdo – Depois do período de inscrições e triagem dos candidatos, as aulas terão início previsto em setembro, com duração de quatro meses. Serão abordados conceitos de computação e de pensamento computacional; funcionamento abstrato de computadores; funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas; conjunto de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web.

O Dev The Devs também oferece ao aluno, sua participação em comunidade formada por estudantes de diferentes regiões do sul do Brasil; contato com ecossistemas de inovação e profissionais de tecnologia; plataforma para cadastro de currículo e acesso a oportunidades; oficinas sobre carreira e mercado de trabalho.

Todos os conteúdos são compartilhados através de uma plataforma virtual de aprendizagem, e as demais atividades acontecem ao vivo, através de plataformas de comunicação e videoconferência.

Primeira edição – Na sua primeira edição, o Dev The Devs foi realizado apenas no âmbito da rede estadual do RS. Mais de 2.300 estudantes (de 450 cidades diferentes) se inscreveram às mil vagas disponibilizadas no ano passado (50% para meninos, 50% para meninas). Desse universo, 455 estudantes concluíram todas as etapas do curso e receberam certificados ainda no mês de junho.

Também participaram da live, Ana Melos – Consultora na Junior Achievement (RS), Artur Gibbon – Presidente da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, Fernando Bittencourt Luciano- diretor da Hotmilk PUCPR, José Maurino de Oliveira Martins – Secretário Executivo do SEPARTEC, Marcos Roberto Rosa – Diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Estado de SC, Michael Mora – Coordenador do Centro de Inovação PUCRS, Moacir Marafon – Vice-presidente de Talentos da ACATE, Raquel Bernardon – Vice-presidente na FIJO / PUCRS Carreiras.

VOLTAR