BRDE apresenta linhas de crédito para o turismo em Lauro Müller

BRDE apresenta linhas de crédito para o turismo em Lauro Müller

Berço de um dos maiores cartões postais do Brasil, a Serra do Rio do Rastro, Lauro Muller está no destino de quem procura turismo rural e contato com a natureza. Com um grande potencial de crescimento no setor, a prefeitura tem desenvolvido ações para prospectar investidores e empreendedores no município, e realizou o I Seminário Turístico, que contou com uma palestra do diretor Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Eduardo Pinho Moreira, para falar das linhas de crédito disponíveis para o setor.

“Está na missão do BRDE promover e liderar ações de fomento ao desenvolvimento econômico e social, e Lauro Muller tem um potencial turístico imenso, onde podemos atuar fortemente na disponibilização de recursos em linhas de crédito para grandes empreendimentos como, restaurantes, hotéis e entretenimento que vão gerar emprego e renda em toda a região”, explicou Moreira.

Eleita 12 vezes como “Melhor Estado Brasileiro para Viajar” pela revista Viagem e Turismo, Santa Catarina conta com uma ampla diversidade de atrativos e experiências que contemplam turistas tanto no inverno quanto no verão. “Nós temos as mais belas praias, turismo de aventura, parque temático, resorts, hotel-fazenda e a nossa Serra do Rio do Rastro. Então Lauro Muller conta com um potencial turístico a ser explorado muito grande e o BRDE pode ser parceiro nesta jornada”, comentou o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Marcelo Haendchen Dutra.

Segundo uma pesquisa realizada em 2020 pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), 42,5% dos entrevistados destacam a natureza, ecoturismo e turismo de aventura como o principal motivo da viagem, seguido se 41% motivados pelas praias, um prato cheio para investir em Lauro Muller.

Durante o encontro, o diretor financeiro apresentou o programa do BRDE para o setor de turismo, que oferece linhas de crédito especialmente para empresas do setor. Os recursos podem ser utilizados para financiamento de obras, ampliação e modernização de empreendimentos, além de capital de giro associado e isolado, e aquisição de equipamentos.

Somente em Santa Catarina, entre 2020 e 2021, o BRDE contratou mais de R$ 210 milhões em financiamentos com recursos do Fungetur. Foram 1,2 mil empresas apoiadas, sendo 90% microempresas e empresas de pequeno porte, atendidas por parceiros conveniados (cooperativas de crédito). Em Lauro Muller, quatro empreendimentos (comércio/pousada) foram atendidos pela CRESOL.

“Queremos mais. Queremos focar no turismo em Lauro Müller e a nossa gestão vai se dedicar a isso. Vamos auxiliar nossos empreendedores no que for preciso para colocar nosso município na rota e para isso, contamos com parceiros como o BRDE”, destacou a prefeita de Lauro Muller, Saionara Bora.

VOLTAR