BRDE apresenta as linhas de financiamento para projetos de municípios para SEDU

BRDE apresenta as linhas de financiamento para projetos de municípios para SEDU

Na tarde desta quarta-feira (14), os diretores do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) se reuniram com a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas para apresentar as possíveis linhas de financiamento para projetos nos municípios paranaenses.

“Nós apresentamos as linhas de crédito disponíveis no BRDE para os municípios. Para que isso aconteça de forma efetiva, a porta de entrada é sempre a SEDU, que organiza o processo de desenvolvimento municipal. É uma boa parceria entre a SEDU, o Paranacidade e o BRDE. O banco está com oito parcerias internacionais e por isso esse estreitamento é tão importante, para sabermos o norte de onde aplicar os recursos”, afirma o vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Wilson Bley.

Além dos diretores do BRDE, estiveram presentes o Secretário da SEDU, João Carlos Ortega, o Superintendente Álvaro José Cabrini Junior e a diretora de operações do Paracidade, Camila Mileke Scucato.

Programa BRDE Municípios

Lançado em 2015, o programa BRDE Municípios visa incentivar com recursos financeiros e suporte técnico, projetos de desenvolvimento institucional, saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura nos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa trabalha com três eixos principais de financiamento. Um deles é saneamento e mobilidade urbana, que envolve drenagem, tratamentos de resíduos sólidos e líquidos, pavimentação, iluminação pública, ciclovia.

O segundo eixo, que é o de infraestrutura social, urbana e rural, trata de projetos para construção ou reforma de escolas, postos de saúde, centros comunitários, melhorias em estradas vicinais, distritos industriais e infraestrutura turística. A outra vertente é a do desenvolvimento institucional, qualificação, modernização de processos e sistema.

VOLTAR