BRDE apoia projeto que incentiva o estudo da arte na região do Vale do Caí

BRDE apoia projeto que incentiva o estudo da arte na região do Vale do Caí

Com prazo de inscrição até 31 de agosto, Banco acaba de lançar edital de 2022 para selecionar novos projetos

A arte é sinônimo de conhecimento, educação, entretenimento e, por conta de sua função social, é instrumento de inserção social.   É com esse olhar que a Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte), localizado na região do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, desenvolve há muitos anos  uma programação cultural variada e que desenvolve, durante o ano, as quatro áreas básicas das artes: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O projeto Fundarte tem o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e já reuniu, no primeiro semestre deste ano, cerca de 1.500 expectadores.

O projeto que existe desde 1973 e já conquistou o reconhecimento através de prêmios como Ordem do Mérito Cultural 2012, Prêmio Educação RS 2018 e Prêmio Líderes e Vencedores 2020. A agenda do mês de julho contou com uma programação cultura, a qual teve encontro de coros, apresentação do grupo experimental de dança e recitais de entrega de avaliações do curso básico. “Neste momento de retorno a uma vida ‘mais normal’ as atividades do projeto estão sendo um escape para o público que busca algum prazer em sair de suas casas e ter diversão. Claro que o conhecimento está sempre imbricado em cada evento, mas a pandemia deixou as pessoas muito ansiosas por atividades prazerosas”, ressalta a diretora executiva da Fundação, Júlia Maria Hummes.

Agora o mês de agosto, a programação prevê um total de 12 eventos, entre exposições, saraus e recitais. Um dos destaques, entre os dias 265 e 27 de agosto, serão os encontros dos estudantes de acordeon, quando estarão presentes o professor Luiz Carlos Borges e Quinteto Persch. As apresentações têm entrada franca e acontecem no Teatro Therezinha Petry Cardona. 

“Ainda estamos no meio do ano, e até o momento tivemos uma participação presencial bastante expressiva, pois ainda temos algumas restrições quanto ao distanciamento social. O valor repassado pelo BRDE está sendo investido na estrutura cênica para realização dos eventos e nos cachês dos artistas”, complementa ela.

Projeto da Fundarte já conquistou prêmios importantes

Além das transmissões ao vivo da programação, elas também ficam à disposição nos canais do Youtube da FUNDARTE e na TV Cultura do Vale. Para quem deseja participar, as inscrições da segunda chamada já estão abertas pelo site (www.fundarte.rs.gov.br) e terminam em agosto de 2022. Para mais informações, fique atento às redes sociais do projeto.

Novo edital

O BRDE lançou no dia 20 de junho, o edital do processo seletivo de incentivos fiscais de 2022.  Entidades interessadas em ter o apoio do Banco por meio de leis de incentivo fiscal podem encaminhar os seus projetos até o dia 31 de agosto com iniciativas já aprovadas para captação nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos.

O edital está disponível neste link.  Em 2021, o BRDE destinou R$ 4,6 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuído entre os três estados. Nos últimos seis anos, o montante aplicado pelo Banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 22 milhões.

VOLTAR