BRDE apoia projeto que incentiva empoderamento e a prática de futebol entre meninas  

BRDE apoia projeto que incentiva empoderamento e a prática de futebol entre meninas  

Com prazo de inscrição até 31 de agosto, Banco acaba de lançar edital de 2022 para selecionar novos projetos

São muitas as barreiras que as mulheres driblam todos os dias para conseguirem realizar, a simples prática, de jogar futebol. Por conta disso, com a intenção de auxiliar no desenvolvimento do futebol feminino, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) patrocina, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto ABC da Bola com as Meninas.

O projeto é realizado no Rio Grande do Sul e tem como objetivo proporcionar o ensino do futebol para meninas entre 10 a 17 anos, incentivando a prática regular da modalidade, promovendo o empoderamento feminino e um ambiente inclusivo para as beneficiárias. As atividades atendem quatro cidades gaúchas: Porto Alegre, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiros e Guaíba. Ao total, o projeto é usufruído por mais de 100 meninas. As atividades são gratuitas e todas as participantes recebem um kit atleta.

Responsáveis pelo projeto destacam importância do apoio do BRDE

“Historicamente o futebol feminino tem pouco apoio, e termos um patrocinador igual ao BRDE nos faz acreditar que é possível ‘virarmos este jogo’”, enfatiza Gabriela Marranghello Luizelli, supervisora do ABC da Bola com as Meninas. Além disso, de acordo com a supervisora, o apoio do BRDE é de extrema importância nesse momento de retomada das atividades, pois os beneficiários de projetos sociais, de forma geral, foram muito afetados pelo isolamento social e a crise financeira causada pela pandemia, principalmente em relação ao público em situação de vulnerabilidade social.

“A retomada das atividades trouxe de volta a socialização, a prática de atividades regulares e um espaço seguro que trabalha o empoderamento e oportuniza o desenvolvimento das beneficiárias do Projeto”, explica supervisora do ABC da Bola com as Meninas. Gabriela conta que a iniciativa visa desenvolver e transformar meninas através do esporte, gerando mais qualidade de vida, mais saúde, motivando a prática do futebol e empoderando. “Para estarem cada vez mais fortes e prontas para conquistarem o seu espaço na sociedade. Mostramos um novo e potencial caminho para elas”, completa Gabriela.

Novo edital

O BRDE lançou no dia 20 de junho, o edital do processo seletivo de incentivos fiscais de 2022.  Entidades interessadas em ter o apoio do Banco por meio de leis de incentivo fiscal podem encaminhar os seus projetos até o dia 31 de agosto com iniciativas já aprovadas para captação nas áreas cultural, social e esportiva voltadas a crianças, adolescentes e idosos.

O edital está disponível neste link.  Em 2021, o BRDE destinou R$ 4,6 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuído entre os três estados. Nos últimos seis anos, o montante aplicado pelo Banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 22 milhões.

VOLTAR