BRDE apoia lar de idosos em Campina da Lagoa

BRDE apoia lar de idosos em Campina da Lagoa

O Lar de Idoso José Montenegro foi contemplado e adquiriu duas câmaras frias para armazenar os alimentos doados

O Lar de Idosos José Montenegro, em Campina da Lagoa, no interior do Paraná, é uma instituição sem fins lucrativos destinada ao acolhimento institucional de idosos. Como depende 100% de doações, o lar costuma receber, também, muitos alimentos de seus doadores.

Sem o equipamento necessário para armazenar alimentos perecíveis, o Lar de Idosos José Montenegro desperdiçava muitas das doações que recebia. “Nós recebíamos uma grande quantidade de alimentos, como frutas, verduras e legumes de agricultores, sem contar as carnes doadas pelas granjas. O desperdício era grande por não termos onde guardar”, afirma Aparecida Maceno da Silva, presidente da instituição.

O lar passou, portanto, a priorizar a necessidade de uma câmara fria que garantisse a boa qualidade dos alimentos recebidos, bem como minimizasse os gastos financeiros, podendo investir na melhoria da qualidade de vida dos idosos. Além disso, com o equipamento, a equipe previu que poderia eliminar por completo as possíveis perdas de alimentos, possibilitando, até, o aumento no número de doações recebidas.

Por meio do Fundo Municipal do Idoso, o Lar foi contemplado em 2019 com um projeto de duas câmaras frias, uma para refrigeração e outra para congelamento. “Hoje nossa realidade mudou por conta desses equipamentos, pois temos armazenamento de qualidade e com maior prazo para consumirmos tudo o que temos guardado. Isso gerou grande economia para nossa Instituição e nossos idosos estão bem alimentados”, afirma Aparecida.

O projeto foi contemplado por meio de Incentivos Fiscais do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). “O projeto do BRDE veio para nos proporcionar qualidade em tudo que servimos para a alimentação dos nossos pequenos do reino..é assim que chamamos nossos idosos. Nossa eterna gratidão em meu nome e de toda diretoria e equipe de funcionários”, finalizou a presidente.

Agradecido por fazer parte desta história, o presidente do BRDE, Wilson Bley, destaca a importância de apoiar projetos como o do Lar de Idosos José Montenegro. “Por mais que esta pareça uma instituição pequena, são vidas que estamos ajudando, dando uma melhor condição. São pessoas que passaram por muitas coisas e merecem bem-estar neste momento”, conclui o presidente.

Incentivos fiscais
Como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região onde atua, o BRDE tem como política apoiar, através das leis de incentivos fiscais, diferentes projetos sociais, do esporte, da cultura e da saúde. A iniciativa constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

No ano de 2020, foram selecionados 106 projetos nos três estados, que totalizaram R$ 4,3 milhões. Desde 2015, foram ao redor de R$ 24 milhões de repasses.

VOLTAR