Abertura da colheita das olivas é celebrada em Viamão

Abertura da colheita das olivas é celebrada em Viamão

Responsáveis por produzir cerca de 70% do azeite de oliva consumido no país, os produtores gaúchos celebraram, na manhã desta sexta-feira (4/03), a 10ª edição do evento que marca a abertura da colheita das olivas no Rio Grande do Sul. A cerimônia ocorreu na cidade de Viamão e contou com as presenças do governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, e demais autoridades e lideranças ligadas ao setor da olivicultura.

No ano passado, o RS produziu mais de 200 mil litros do produto e vem atraindo fortes investimentos de novos pomares em diferentes regiões do estado. Entusiasta dos impactos econômicos e sociais que a produção de azeite de oliva está ocasionando, o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian, participou da abertura da colheita e manifestou-se otimista com o futuro do cultivo em terras gaúchas.

“É um mercado com uma forte expansão e que encontra aqui, além das boas condições do solo, bastante apoio para novos investimentos. O próprio governo do Estado já adotou políticas, através do incentivo à pesquisa, para assegurar o reconhecimento da qualidade premium dos azeites de oliva extravirgem produzidos aqui”, destacou o diretor logos após participar ele próprio da colheita dos primeiros grãos da atual safra.

A abertura da colheita contou também com as presenças da secretária estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, e do presidente do Instituto Brasileiro da Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, entre outras lideranças do setor. O RS reúne cerca de 190 produtores de oliveiras.

VOLTAR