A Palestina Brasileira, doc produzido via FSA/BRDE, faz jornada por festivais e mostras internacionais

A Palestina Brasileira, doc produzido via FSA/BRDE, faz jornada por festivais e mostras internacionais

Financiado por recursos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA/Ancine), administrado pelo BRDE, o documentário de longa-metragem A Palestina Brasileira, escrito e dirigido por Omar L. de Barros Filho, segue trajetória marcada por sua presença em mostras e festivais no Brasil e no exterior.

Em setembro deste ano, o filme foi incluído entre os cinco finalistas de sua categoria no Heritales – International Heritage Film Festival, de Portugal. Na edição de 2020, em que mais de 800 produções de diferentes países participaram da seleção, os temas do Heritales foram Educação, Diversidade e Comunidade, centrais em A Palestina Brasileira, realização da Cena Um Produções, de Porto Alegre.

O evento, que manteve um portal na internet para que o público assistisse aos filmes escolhidos pelo júri, estabeleceu parceria permanente com a Unesco, a Universidade Lusófona e a Direção de Patrimônio Cultural, entre outras instituições culturais portuguesas.

Filmado no Rio Grande do Sul e no Oriente Médio, A Palestina Brasileira revela as origens de famílias árabes da Cisjordânia, que vieram para o Brasil a partir de 1948, como resultado da perda de seu território original. No Rio Grande do Sul, ganharam, então, uma nova oportunidade para reconstruir suas existências. As filmagens em território gaúcho incluíram Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana e Torres. Na Palestina, estiveram em Jerusalém, Ramallah, Belém, Hebron e Nablus.

Segundo o roteirista e diretor Omar L. de Barros Filho, “o filme apresenta narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos, familiares, amigos e histórias que ficaram para trás. São memórias compartilhadas, cartas, fotografias e recordações que revivem o passado e o quanto dele ainda resta no presente, aqui no Brasil e na Palestina”.

Falado em português e árabe, A Palestina Brasileira conta com versões legendadas em inglês, italiano, francês e espanhol. Desde seu lançamento na rede de TV a cabo brasileira, em 2018, o documentário foi selecionado e apresentado, até agora, em 20 festivais e mostras cinematográficas no Brasil, Argentina, México, Estados Unidos, Índia, Tunísia, Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha, o que comprova a universalidade de sua proposta cinematográfica e dos valores humanitários que defende. 

Pré-selecionado para outros dois encontros internacionais em 2021, na França e na Alemanha, A Palestina Brasileira tem ainda um longo caminho a percorrer, em sua jornada singular no gênero documental brasileiro, cuja importância é crescente e necessária.

Assista, no link abaixo, ao promo de estreia de A Palestina Brasileira:

https://bit.ly/35LaMUj

 

VOLTAR