BRDE

  • Contato

SALA DE IMPRENSA

1ª Festa do Azeite de Oliva celebra safra recorde no RS

Data30/05/22
|CategoriaNotícias

Evento realizado em Caçapava do Sul contou com o apoio do BRDE

Berço da olivicultura gaúcha, o município de Caçapava do Sul celebrou, ao longo de três dias, todo o entusiasmo de produtores com a safra recorde de 450 mil litros azeite de oliva extravirgem, resultado da colheita no Rio Grande do Sul até o primeiro trimestre de 2022. Encerrada neste domingo (29/5), a 1ª Festa do Azeite de Oliva confirmou o potencial da cultura da oliva no estado, que vem conquistando protagonismo no cenário nacional e e no exterior.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), o evento contou com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Para prestigiar a cultura das oliveiras, o governador Ranolfo Vieira Júnior participou da abertura da 1ª Festa do Azeite de Oliva, ainda na sexta-feira (27/5), quando instalou de maneira simbólica a sede do governo em Caçapava do Sul.

“Trata-se de uma importante demonstração do quanto o governo, através de várias iniciativas de incentivo à pesquisa, tem apoiado os produtores em promover o nosso azeite de oliva. O evento reafirmou todo esse potencial, que agrega ainda oportunidades importantes na área do turismo e da inovação”, comemorou o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. Reunindo cerca de 190 produtores, o RS é responsável por mais de 70% do azeite de oliva consumido no país.

No estande do BRDE: governador reafirma apoio à cultura das oliveiras

Ao lado do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, o governador visitou o estande do banco montando no Largo Farroupilha. A abertura do evento contou também comas presenças do vice-presidente da República, Hamilton Mourão; do prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, e o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes.

Rota das Oliveiras

Sede do governo foi instalada em Caçapava do Sul

Durante encontro com empresários e lideranças políticas, o governador assinou um protocolo de intenções entre o governo do Estado, o Ibraoliva e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) para ações de promoção de rotas turísticas dentro do segmento da olivicultura. As iniciativas devem apoiar a integração entre as regiões envolvidas com o cultivo da oliva para a consolidação desses locais como destinos turísticos do RS.

Em 2019, o então governador Eduardo Leite sancionou a lei que instituiu a Rota das Oliveiras, para estimular este segmento do turismo rural, chamado de olivoturismo. Atualmente, 38 municípios integram a rota.

A comitiva do governo gaúcho foi integrada ainda pelos secretários de Turismo, Raphael Ayub; de Obras e Habitação, Volnei Minozzo; e de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, assim como pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes.

  • Com informações da Secom/Governo do Estado
  • Fotos: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Logo BRDE