Com uma participação crescente nas operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) ao longo dos últimos anos, as parcerias com instituições financeiras globais vêm ampliando o apoio a iniciativas sustentáveis em toda a região Sul do Brasil. Os impactos da cooperação internacional em favor de uma economia sustentável e capaz de contribuir na transição climática serão temas que terão destaque na participação do BRDE durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). A COP na Amazônia inicia na próxima segunda-feira (dia 10/11), em Belém, capital do Pará.
A participação do banco na chamada Conferência das Partes será liderada pelo diretor de Planejamento, Leonardo Busatto. Além da presença como painelista em encontros sobre os mecanismos de financiamento a projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Busatto irá liderar reuniões com os principais bancos internacionais. “Queremos reforçar esses vínculos que já estão presentes em diferentes projetos de desenvolvimento econômico da nossa região, mas sempre com um olhar para a responsabilidade social e ambiental. Estamos diante de enormes desafios em mitigar os impactos dos eventos climáticos extremos, a exemplo aqui do Rio Grande do Sul com estiagens severas e enchentes”, frisou o diretor.
Impactos
A partir dos acordos com bancos internacionais, a diversificação das fontes de recursos permitiu ao BRDE ampliar o financiamento para projetos de geração de energia renovável, manejo de solos, obras de saneamento e em favor da resiliência urbana. “Durante a COP30, estamos organizando encontro bilaterais com boa tarte dos nossos parceiros justamente projetar novas parcerias e termos um engajamento comum em torno de metas bem objetivas”, acrescentou o diretor.

Além de linhas de crédito para projetos sustentáveis, as relações internacionais viabilizaram a implementação de outras iniciativas, como é o caso do projeto Alianza Mais. Trata-se de parceria que prevê investimentos de 7 milhões de euros (algo próximo de R$ 40 milhões pela cotação atual) em iniciativa que aliem a atividade agropecuária com a conservação dos campos nativos do Bioma Pampa. Deste total, 2 milhões de euros têm origem em aporte do Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM), cuja aplicação terá a supervisão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). O projeto é resultado da do BRDE com a Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil/Alianza del Pastizal).
Nesta quarta-feira (dia 5/11), Busatto acompanhou o dia que fechou a Cúpula Mundial de Prefeitos da C40, no Rio de Janeiro. O diretor estava acompanhado da superintende e Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance, Vera Regina Ferreira, e pela gerente de Planejamento no estado do Paraná, Lisiane Astarita. Realizada a cada três anos, a Cúpula de Prefeitos reuniu prefeitos de mais de 100 grandes cidades e lideranças climáticas globais, além de investidores, filantropos, organizações internacionais e representantes do setor privado e sociedade civil.
BRDE NA COP30 AGENDA PRELIMINAR
Dia 12/11 – Quarta-feira
- 11 horas – lançamento do Book de Oportunidades e Assinatura do Memorando de Entendimento BRDE/SEMA
- 14 horas – painel Financing Sustainable Development Goals: The Agenda 2030 at Regional Level (Zona Azul)
- 15h30min – painel Banking the Last Mile – Empowering Subnational Development Banks for Local Climate Action
- 16 horas – reunião técnica – Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)
- 16h30min –painel Integração de Soluções Baseadas na Natureza na adaptação climática para enfrentar os desafios relacionados com a mobilidade humana (Pavilhão IOM & MMA)
- 17 horas – reunião técnica Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF)
Dia 13/11 – Quinta-feira
- 9 horas – reuniões técnicas CAF, Novo Banco de Desenvlviento (NDB – Banco dos BRICS) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
- 15 horas – painel ICLEI – Encontro com Financiadores (Zona Azul)
- 15h30min – painel MapBiomas – Monitoramento do Desmantamento em Operações de Crédito Rural (Zona Verde)
Dia 14/11 – Sexta-feira
- 11 horas- painel Do internacional ao local: próximos passos para o financiamento climático subnacional (Pavilhão ABDI / Zona Verde)
- 14 horas – Evento RegeneraRS, BMW Foundation, Fundação Lemann TBC
- 15 horas – Reunião técnica Banco Mundial
- 15h30min – Reunião técnica Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB)
Os horários das reuniões técnicas com os bancos internacionais estão sujeitos a alterações.
VOLTAR