Objetivo é atender mulheres de Porto Alegre e Eldorado do Sul impactadas pelas enchentes do ano passado.
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Instituto Vakinha estão unindo forças para implementar uma nova etapa do programa Mulheres Transformam, que tem por objetivo oferecer capacitação para quem busca empreender ou já desenvolve pequenos negócios. A parceria pretende atender 200 mulheres que sofreram os impactos últimos eventos climáticos e que residam no bairro Humaitá, em Porto Alegre, e na cidade de Eldorado do Sul, uma das mais castigadas pela enchente do ano passado.
Além da capacitação através de cursos presenciais (15 horas) e mentorias em formato híbrido ao longo de três meses, o programa irá oferecer apoio financeiro (capital semente) condicionado à participação efetiva nas atividades propostas. O BRDE irá aportar até R$ 200 mil no projeto: cada candidata selecionada receberá R$ 1.000,00. Já as demais despesas administrativas e operacionais, que incluem transporte e alimentação, serão custeadas pelo Vakinha a partir das parcerias que o instituto mobiliza em torno do programa.
O projeto visa incrementar em até 25% a renda mensal através de pequenos negócios, trazendo maior dignidade e autonomia financeira para mulheres. Ao mesmo, a partir da expansão das atividades femininas, há uma perspectiva de geração de novos empregos em regiões de alta vulnerabilidade social.
Parcerias estratégicas
O lançamento da nova etapa do Mulheres Transformam acontecerá nesta quinta-feira (dia 6/11), durante evento no Instituto Caldeira que discutirá o futuro dos ecossistemas de impacto social no Rio Grande do Sul. O painel “Matchfunding e Parcerias Estratégicas: Como alavancar fundos e criar um ecossistema de impacto e colaboração” inicia às 11 horas, na Arquibancada 1, e reunirá especialistas do setor para discutir a importância de mecanismos de financiamento alavancado, como o matchfunding (doações igualadas), e a construção de parcerias estratégicas para garantir a sustentabilidade e a eficácia de iniciativas da sociedade civil.
O painel contará com a participação de:
• Juliana Castro: Assessora técnica do BRDE e ex-secretária de Planejamento de Porto Alegre, que trará a perspectiva do investimento e do poder público no fomento a projetos de impacto.
• Manuela Fonseca: Coordenadora de Impacto na Din4mo & RegeneraRS, que abordará modelos de negócios de impacto e a resiliência do terceiro setor no Estado.
• Luiz Felipe Gheller: CEO do Vakinha.com e Presidente do Instituto Vakinha, que falará sobre o potencial das plataformas de crowdfunding e a importância da transparência.
A mediação será conduzida pela jornalista e empreendedora Gabriella Bordasch. O evento é destinado a líderes de organizações sociais, investidores, representantes do setor público e empresas interessadas em adotar práticas de ESG e em maximizar o retorno social de seus investimentos.
SERVIÇO
O quê: Painel “Matchfunding e Parcerias Estratégicas: Como alavancar fundos e criar um ecossistema de impacto e colaboração.” – Lançamento Programa Mulheres Transformam
Quando: quinta-feira (dia 06/11)
Horário: 11 horas
Onde: Instituto Caldeira (Arquibancada 1) – Travessa São José, 455 | Porto Alegre/RS.