BRDE Labs PR avança para próxima fase conectando startups a desafios em IA

BRDE Labs PR avança para próxima fase conectando startups a desafios em IA

Startups de todo o país podem se inscrever para propor soluções inovadoras aos desafios apresentados

O BRDE Labs Paraná avançou para uma nova etapa ao reunir as dez empresas paranaenses participantes do Programa para apresentarem seus desafios reais de inovação, com foco em soluções de inteligência artificial. Essa fase marca o início da busca por startups de todo o Brasil que possam propor soluções tecnológicas capazes de transformar negócios e processos.  Na ocasião, também foi lançado o edital que abriu as inscrições para startups interessadas em participar como solucionadoras dos desafios, com prazo até 7 de julho.

O evento aconteceu no Innosphera Meeting Center, espaço de conexões da HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que atua como parceira do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) na iniciativa. Os desafios e o edital para o programa podem ser acessados por meio do site https://www.brdelabs.com.br/desafios-2025/.

O BRDE é um dos principais intermediadores de recursos para a inovação no país, posição que reforça por meio do programa BRDE Labs. O diretor administrativo da instituição, Heraldo Neves, ressalta que “esse movimento é fundamental para fortalecer o desenvolvimento, a pesquisa e o empreendedorismo inovador. Nosso compromisso ultrapassa o fomento: queremos conectar quem demanda soluções às empresas que as criam”, afirma.

Para Marcelo Moura, diretor da HOTMILK PUCPR, o programa oferece a empresas e startups um suporte completo, com apoio técnico e consultoria proporcionados por um ecossistema de inovação, estimulando aprendizado e desenvolvimento. “A escolha da inteligência artificial como tema deste ano abre territórios ainda pouco explorados, com enorme potencial de impacto. Essa colaboração gera benefícios concretos para as empresas, que passam a ter acesso a soluções inovadoras capazes de resolver problemas reais do seu dia a dia”, salienta.

Neste ano, as empresas participantes são: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar.

Formato inovador e etapas do programa

Nesta fase, o programa adotou o formato de pitch reverso, no qual as empresas apresentam seus principais desafios para que as startups identifiquem oportunidades de atuação e se inscrevam no edital. Podem participar startups com pelo menos seis meses de fundação, que ofereçam soluções inovadoras em produtos, serviços ou processos.

Findo o prazo de inscrição de startups, o programa terá duração de três meses. Serão selecionadas até 10 startups por empresa para rodada de pitches on-line que serão avaliadas pelas empresas participantes. Para a etapa seguinte, serão selecionadas até 2 startups por empresa, para um período de imersão para aprofundar a compreensão dos desafios e será desenvolvida uma proposta de Prova de Conceito (PoC), que poderá ser contratada ao final do programa. Além disso, as startups terão acesso à Comunidade BRDE Labs Digital, onde poderão se conectar com outras instituições, receber consultorias, participar de workshops e acessar cursos focados em gestão e inovação.

Expectativas das empresas participantes

Para as empresas que apresentam os desafios, o BRDE Labs representa uma oportunidade estratégica de acelerar a transformação digital por meio da colaboração com startups inovadoras.

O supervisor de S&OP da Millpar, Jackson Gonçalves, conta que a empresa da indústria madeireira, está participando pela primeira vez do programa e que a expectativa é solucionar dois grandes desafios: realizar a gestão de estoque em tempo real por meio da IA e a manutenção preditiva na área de produção.

“Estamos bastante ansiosos para ouvir as ideias, pois, por estarmos imersos no dia a dia da empresa, muitas vezes nossas perspectivas ficam limitadas. A interação com as startups pode trazer insights inéditos e até soluções que nunca consideramos para nossos desafios”, ressalta.

A executiva de vendas da Driva, Letícia Carvalho, destaca que esta é a segunda participação da startup no BRDE Labs Paraná. Na edição anterior, a empresa de tecnologia, que usa dados para auxiliar em vendas, conseguiu implementar duas Provas de Conceito (PoCs) com empresas interessadas em soluções para mapeamento de mercado.

“Estamos com grandes expectativas para esta edição. O formato do pitch reverso nos mostrou diversas oportunidades de apoiar as empresas em seus desafios. Essa dinâmica, em que as próprias empresas apresentam suas demandas faz todo sentido e torna a conexão muito mais efetiva,” afirma.

Desde sua criação em 2020, o BRDE Labs tem como objetivo ampliar o ecossistema de inovação na região Sul, qualificando startups e conectando-as a empresas de diversos setores que enfrentam desafios internos e buscam soluções inéditas.

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