
O diretor administrativo do BRDE, Heraldo Neves, foi reconduzido ao cargo de segundo vice-presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) durante a eleição realizada nesta quarta-feira (07/05), em Brasília. A nova diretoria atuará no biênio 2025-2027, com o desafio de fortalecer ainda mais o Sistema Nacional de Fomento (SNF) e ampliar o papel das instituições de desenvolvimento na promoção do crescimento sustentável do país.
A Assembleia Geral foi conduzida pelo presidente do BNDES e da Assembleia, Aloizio Mercadante, e elegeu como nova presidente da ABDE a diretora de Crédito Digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas do BNDES, Maria Fernanda Coelho. Ela sucede Celso Pansera, presidente da Finep, que deixa o cargo após dois anos à frente da associação.
Heraldo Neves destacou a importância do trabalho articulado das instituições de fomento que compõem a Associação. “A ABDE tem se consolidado como um espaço estratégico de articulação e construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional e sustentável. É uma honra seguir contribuindo com essa agenda em nome do BRDE e do Sul do Brasil”, afirmou.
Além de Maria Fernanda na presidência e de Heraldo como segundo vice-presidente, a nova diretoria da ABDE será composta por Euler Mathias, diretor de Governo do Banco do Brasil, como primeiro vice-presidente, e pelos diretores Alexandre Barbosa (Sicredi), Cláudio Stábile (Fomento Paraná), Cledir Magri (Cresol), Jean Benevides (Caixa Econômica Federal), José Aldemir Freire (Banco do Nordeste), Marcelo Saintive (Bandes), Mária Maia (AGN-RN), Marcos Vinícius de Castro (AFEAM) e Roberto Batista (Banco da Amazônia).
A ABDE reúne 34 instituições, entre bancos públicos, agências de fomento, cooperativas e órgãos de apoio ao desenvolvimento. Juntas, essas entidades respondem por mais de 45% do crédito no Brasil, operando em um mercado de mais de R$ 6 trilhões.
Crédito da imagem: Bárbarah Queiroz
VOLTAR