BRDE e Famurs definem estratégias para ampliar parcerias com prefeituras gaúchas

BRDE e Famurs definem estratégias para ampliar parcerias com prefeituras gaúchas

Com o objetivo de ampliar as conexões e o apoio técnico às prefeituras gaúchas, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Associações Municipais do RS (Famurs) iniciaram a definições sobre novas estratégias de atuação conjunta. Além das possibilidades de parcerias ainda neste ano, o objetivo principal é estabelecer uma nova dinâmica a partir de 2025, quando iniciam os novos mandatos municipais, conforme encontro que contou com a participação do diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto.

Através do programa “Município Forte é BRDE”, o banco financiou no ano passado cerca de R$ 98 milhões para projetos apenas para prefeituras do RS, contemplando as áreas de iluminação pública, saneamento, urbanização viária e geração de energia com placas solares. Além de oportunizar linhas de crédito, o BRDE está focado em fortalecer suas parcerias com as prefeituras através de assistência técnica na estruturação de projetos, o que incluiu a modelagem para concessão dos serviços de iluminação pública.

“A partir desde apoio técnico, percebe-se um espaço para crescermos na atuação conjunta com os municípios ou com consórcios municipais. Por isso, a importância de termos a Famurs como interlocutora”, destacou Busatto, após encontro realizado na última sexta-feira (dia 15/3), na sede da entidade. A reunião contou com as presenças do coordenador-geral da Famurs, professor Nado Teixeira; do superintendente do BRDE no RS, Maurício Mocelin, do assessor da Diretor de Planejamento do banco, Rafael Passos, e a coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, Ana Paula Ziulkoski.

Na última edição da Expodireto, ocorrida no início do mês em Não-Me-Toque, o BRDE celebrou a primeira operação com um consórcio municipal. Através do apoio do banco, o Consórcio Intermunicipal de Cooperação em Gestão Pública (Conigepu) irá investir em um novo modelo mecanizado para tratamento e reciclagem de resíduos sólidos. O projeto contempla 12 municípios localizados na região da Zona da Produção e o objetivo é elevar o percentual de material reciclado sobre as 35 toneladas de lixo urbano recolhidos atualmente no aterro localizado em Trindade do Sul.

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.