Espaço cultural BRDE em SC apresenta a cultura popular de Florianópolis através das obras de Tércio da Gama

Espaço cultural BRDE em SC apresenta a cultura popular de Florianópolis através das obras de Tércio da Gama

As exposições em 2022 no Espaço Cultural BRDE – Governador Celso Ramos encerram com a última mostra que se iniciou no mês de novembro. “A Cultura Popular na pintura de Tércio da Gama” traz ao público por meio de diversas cores, expressões e emoções, os diferentes aspectos da cultura e do legado açoriano.

Tércio da Gama reúne em suas 20 obras diferentes períodos de sua carreira artística. O Boi de Mamão, os casarios, a ponte Hercílio Luz, as bruxas e muitas outras características do imaginário ilhéu, são apresentadas ao público através de memorias e lembranças do artista ao longo de seus mais de 50 anos de carreira.

“Eu sou apaixonado pela cultura ilhéa, principalmente pelo boi de mamão e pelo folclore em geral. E foi a partir dessa cultura tão rica que são as tradições de Florianópolis que eu me inspirei para produzir as obras”, explica Tércio.

Nascido e criado em Florianópolis, Tércio começou sua trajetória desde muito jovem inspirado por livros. “Eu sempre gostei muito de pintura, de arte e de desenho. Pelo que eu me lembro eu comecei a conhecer os artistas através de livros, e a partir disso eu comecei a pintar”, ressalta o artista.

Pintor e desenhista autodidata, sem nenhuma formação na área da arte, Da Gama aprendeu tudo o que sabe apenas vivenciando e pintando, e seu processo criativo é definido por ele como “espontâneo”, sem se apegar a técnicas ou maneirismos.

A exposição também conta com recursos de acessibilidades para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. Em grande parte das pinturas apresentadas estão disponíveis legendas em Braile e a opção de QR corde para acessar a autodescrição das obras.

A mostra teve início no dia 17 de novembro e ficará em exposição no Espaço Cultural até o dia 16 de dezembro de 2022, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

VOLTAR