As belezas e particularidades da Ilha de Santa Catarina, estão sendo apresentadas neste mês de outubro no espaço cultural BRDE – Governador Celso Ramos, sob a perspectiva de três artistas catarinenses. A mostra “Uma cidade, três olhares” é uma parceria que busca retratar ao público o legado e a marca que a colonização açoriana deixou no estado.
Schmidt, Maria Esmênia e Borba apostam em diferentes técnicas para levar os encantos e tradições de Florianópolis ao espectador. São ao todo 39 obras apresentadas na exposição, com técnicas que variam entre aquarelas, acrílico, nankin, aguada e obras em bico de pena.
Nascida em Lages/SC, moradora de Florianópolis e artista visual há mais de quarenta anos, Maria Esmênia, destaca a importância da preservação da identidade cultural através da arte.
“No caso da cultura açoriana, nós artistas somos cúmplices desta história: a história dos 6.071 imigrados do Arquipélago dos Açores e da Madeira para o sul do Brasil, estabelecendo-se predominantemente na Ilha de Santa Catarina. Somos cúmplices, registrando e trazendo para futuras gerações as marcas indeléveis que deixaram estes imigrantes açorianos”, afirma Esmênia.
A abertura da mostra ocorreu no dia 13 de outubro e fica em exposição no espaço cultural até o dia 11 de novembro, com horário de visitação de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
VOLTAR