O Fórum de Competitividade e Oportunidades entre Setor Público e Privado foi organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e teve a participação do Governo do Estado do Paraná que apresentou um módulo de novas parcerias e concessões.
Com o objetivo de construir relações de negócios entre o setor público e a iniciativa privada, Parceria Público-Privada (PPP), o Grupo de Líderes Empresariais – LIDE Paraná – realizou o Fórum de Competitividade e Oportunidades entre Setor Público e Privado nesta quarta-feira (24), em Curitiba-PR. E o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE – participou do evento com o painel “Estruturação financeira para PPP e para fornecer serviços aos governos”, apresentado pelo chefe do Gabinete da Diretoria, Anderson José Amâncio.
Na palestra, Amâncio esclareceu que a modelagem econômico-financeira de um projeto de PPP é resultado do modelo de negócio e jurídico. Anderson destaca que: “Enquanto o modelo de negócio descreve o que deve ser realizado e em que tempo, o modelo jurídico distribui as obrigações e riscos entre o Poder Concedente e a Concessionário. E ambos são insumos para se chegar na modelagem econômico-financeira”. Foi destacado também que o projeto precisa apresentar tarifação acessível e melhoria da qualidade do equipamento e serviço público como ganhos para a sociedade e trazer benefícios econômicos para o Estado.
Experiência do BRDE
Nesse tema, o BRDE já possui experiencia comprovada nos serviços que presta que tem como exemplos recentes a estruturação de Fundo Garantidor de PPP’s, realizado em Santa Catarina; estruturação de PPP de Iluminação Pública nos municípios de Santa Maria e Sapiranga, no Rio Grande do Sul; estruturação da Concessão Pátios Veiculares do DETRAN (PR), entre outras.
Além disso, o banco financiou projetos de saneamento das empresas Águas de Joinville (SC), Águas de Itapema (SC), Itapoá Saneamento (SC), assim como no Litoral do PR. E projetos de iluminação pública por meio de PPP’s em Guarapuava (PR) e Timbó (SC) e em parques públicos, como é o caso do Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu (PR), e do Parque do Pinheiro Grosso, em Canela (RS).
Fórum
O fórum reuniu lideranças empresariais e políticas do Paraná, incluindo o vice-governador Darci Piana e o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, que apresentaram um módulo de novas parcerias e concessões que serão estimuladas pelo Governo do Estado.
O evento teve uma série de palestras sobre tópicos como: prioridades do governo e as oportunidades que o Governo do Paraná pretende oferecer à iniciativa privada; oportunidades e histórias de sucesso nos setores de serviços e infraestrutura; tecnologia disponível para o público e privado; gestão financeira de parcerias público-privadas, entre outros.
Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná, afirmou para a Agência Estadual de Notícias (AEN-PR) que a ideia do Fórum é abrir novas oportunidades, mostrar pautas de privatizações, de licitações, e como pode ser benéfico para a economia como um todo desenvolver oportunidades de negócio entre o público e o privado. “E isso deve ser estimulado não apenas para projetos de infraestrutura, mas também de tecnologia e cooperações, de todas as formas como as empresas podem servir o Governo”, declarou.
O fórum foi transmitido ao vivo no canal do Lide Paraná no YouTube. Para assistir na íntegra clique aqui.
VOLTAR