Rio Grande do Sul quer atrair novo centro de produção audiovisual

Rio Grande do Sul quer atrair novo centro de produção audiovisual

Diante da perspectiva de um investimento de R$ 150 milhões na implantação de um complexo de produção audiovisual no Rio Grande do Sul, a Invest RS firmou nesta quarta-feira (dia 19/11), em São Paulo, um termo de engajamento com a Quanta, uma das maiores empresas de soluções no setor na América Latina. A iniciativa é resultado de uma articulação iniciada no ano passado entre a Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) e a prefeitura de Porto Alegre e o evento contou com a presença do governador Eduardo Leite.

“Reafirmamos nossa disposição para construir todas as condições técnicas necessárias para viabilizar o projeto. O Rio Grande do Sul tem um ecossistema criativo robusto, produtoras qualificadas, talentos reconhecidos nacionalmente e uma trajetória consistente no audiovisual. Temos vocação, capacidade e sinergia com áreas como tecnologia e inovação, fundamentais para o audiovisual moderno. O que estamos fazendo é justamente criar as condições necessárias para que esse empreendimento aconteça no Rio Grande do Sul”, assegurou Leite.

O diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, também esteve na celebração do termo e ressaltou os impactos da capital gaúcha receber o complexo de estúdios que a Quanta pretende construir. “Somos uma importante referência nacional em termos de produção audiovisual e um investimento desta natureza, por certo, fortalece nossa economia criativa e retém talentos aqui no estado”, observou Ranolfo. O projeto prevê a geração de 500 empregos diretos e outros três mil de forma indireta.

Desde 2012, o BRDE atua como agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O banco é responsável pela execução técnico-operacional das políticas públicas definidas pela Ancine e pelo Comitê Gestor do Fundo, realizando a análise documental, formalização e acompanhamento financeiro dos projetos selecionados.
Essa atuação garante segurança jurídica, transparência e integridade na aplicação dos recursos públicos destinados ao fomento da cadeia produtiva do audiovisual brasileiro.

Articulação
Em setembro deste ano, a prefeitura e a Sedac acionaram a Invest RS para assumir o papel de articuladora entre iniciativas municipais e estaduais e do setor privado. A Invest RS fornecerá o apoio necessário para facilitar a implantação do empreendimento.

O presidente da agência, Rafael Prikladnicki, destacou que a decisão de avançar com o projeto no Estado consolida um processo iniciado por Porto Alegre. “A atuação da Invest RS como articuladora reforça nosso compromisso em estruturar modelos de governança eficientes e capazes de impulsionar iniciativas estratégicas. Esse movimento evidencia a capacidade do Estado de atrair investimentos qualificados e demonstra que a integração entre instituições é fundamental para gerar resultados consistentes para o desenvolvimento”, disse.

RS como polo
A iniciativa busca fornecer a infraestrutura para ampliar e consolidar o potencial da indústria criativa local. Além do mercado do audiovisual, os estúdios podem atingir uma série de outros mercados – como de eventos, esportes, games, turismo, desenvolvimento tecnológico e pesquisa. A proposta também comporta um desenvolvimento integrado – incidindo na capacitação, profissionalização e integração do setor.

O diretor da Quanta, Frederic Breyton, destacou o potencial de Porto Alegre e a importância da articulação com o poder público para viabilizar o projeto. “Identificamos em Porto Alegre todos os elementos para desenvolver uma infraestrutura profissional de produção. É um investimento grande e especializado, que exige um ambiente preparado para crescer”, avaliou. “A parceria com o Estado e o município tem sido essencial para construir o caminho. O audiovisual vive uma descentralização do eixo Rio–São Paulo, e o Sul surge como oportunidade estratégica”, acrescento o diretor da produtora.

O RS é estratégico para a instalação de um empreendimento do tipo. Segundo dados do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, ligado Ancine, o estado é o terceiro que mais produziu longas-metragens lançados em salas de cinema nos últimos 25 anos, atrás apenas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também acompanhou a agenda e destacou a preparação da capital para receber o empreendimento. “Porto Alegre é uma cidade com segurança jurídica, emissão ágil de licenciamentos e mão de obra qualificada. Além disso, o Quarto Distrito vive um momento espetacular como espaço de inovação. A indústria criativa tem um potencial enorme para gerar emprego e renda na nossa cidade”, disse. A comitiva também contou com a presença do secretário da Cultura, Eduardo Loureiro, e do secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Leandro Evaldt.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Invest RS
* Foto: Maurício Tonetto / Secom

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.